Jerry Seinfeld leva a leilão Porsche mítico usado por Steve McQueen no filme “Le Mans”
O Porsche 917K usado pelo ator Steve McQueen na rodagem do filme “Le Mans” de 1971 – e que estava, até agora, nas mãos do humorista norte-americano Jerry Seinfeld – vai a leilão, já em Janeiro.
Está instalada a loucura no mundo dos colecionadores de carros: naquele que é considerado o maior leilão de automóveis de coleção do mundo, este Hero Car é o cabeça de cartaz da licitação e é apontado como um potencial recordista no valor de venda. John Kraman, analista da Mecum Auctions, acredita que este poderá tornar-se o Porsche mais valioso da história, superando o ‘irmão’ 917K vendido, em 2017, por 14,08 milhões de dólares.
Construído em 1969, o Porsche “Le Mans” foi comprado novo por McQueen e pintado com o emblema Gulf Oil, em azul e cor-de-laranja, para ser utilizado nas cenas de ação do filme que o ator protagonizou e produziu. No fim das filmagens, o carro – que está adaptado com suportes para as câmaras, o que reforça a sua autenticidade –, desafiou a trajetória típica dos carros de cinema, transitando diretamente do set para os mais altos escalões das corridas de resistência mundiais.
Normalmente, os carros famosos do cinema devem mais a sua fama ao enredo criado na tela do que ao seu pedigree mecânico. Este caso foi uma exceção: o Porsche 917K de McQueen correu pela equipa Joest Racing, alcançando o segundo lugar no GP Repubblica, em Itália, com o piloto Jo Siffert. Em 1975, foi comprado pelo piloto da Porsche Brian Redman, antes de passar para as mãos de Richard Attwood, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1970, que o manteve durante mais de duas décadas.
Foi em 2001 que chegou às mãos de Jerry Seinfeld, renomado colecionador de automóveis (tem cerca de 150), com um especial fetiche por Porsches. Consta que o comediante é tão apaixonado pela sua coleção que tem uma app no telefone que lhe permite ver os seus carros sempre que desejar. Entre os muitos Porsche que compõem a coleção, está este 917K, que vai agora a leilão, depois de submetido a um rigoroso restauro, realizado pela Cavaglieri Restorations e pela Ed Pink Racing Engines, devolvendo-o à sua condição original. A renovação incluiu uma repintura integral e uma reconstrução do motor V12 de 5,0 litros.
Além deste exemplar, a licitação de Kissimmee 2025 conta com outros automóveis de coleção míticos, como o famoso Essex Wire Cobra, um Shelby 427 Competition Cobra de 1965; o Porsche 934 de 1976, que conquistou a vitória na classe do Grupo 4 nas 24 Horas de Le Mans de 1977; o Porsche 935/84 de 1983 conduzido por Bob Akin para o 5º lugar nas 24 Horas de Daytona de 1985; o Ford Tommy Foster Roadster de 1932 que ganhou o prémio de automóvel mais destacado no Detroit Autorama de 1953; o Lola T90 Ford Indy Car de 1966, conduzido por Jackie Stewart para o 6º lugar nas 500 Milhas de Indianápolis de 1966; e um Ruxton Model C Roadster de 1930 premiado pela AACA e CCCA que é um dos sete roadsters com carroçaria Baker-Raulang existentes. A não perder e, quem sabe, a licitar.
Porsche 917K (chassis nº917-022)
Mecum Autions, Kissimmee, Florida
De 7 a 19 de Janeiro 2025
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Jerry Seinfeld leva a leilão Porsche mítico usado por Steve McQueen no filme “Le Mans”
{{ noCommentsLabel }}