Atenção colecionadores: acaba de sair a quarta garrafa histórica Taylor’s
Chama-se The Globe e é a nova garrafa da Historical Collection, a coleção de edições limitadas de garrafas históricas, que a Taylor’s iniciou em 2017, aquando da celebração do seu 325º Aniversário.
Desde 1692 que a Taylor’s – uma das primeiras e históricas casas de vinho do Porto – se dedica exclusivamente à produção de vinhos do Porto de grande qualidade, desde o plantio da vinha e cultivo das uvas à elaboração, envelhecimento e engarrafamento dos vinhos. A empresa, que mantém a gestão familiar desde a fundação, é considerada, por muitos apreciadores, como a casa do vinho do Porto por excelência, conhecida pelos seus elegantes Porto vintage (foi a criadora do LBV, Late Bottled Vintage), que estão entre os mais procurados e colecionáveis.
E, precisamente a pensar nos colecionadores, a Taylor’s acaba de lançar a sua quarta garrafa histórica. O The Globe, a mais recente novidade em edição limitada da Historical Collection, oferece aos entusiastas do vinho do Porto a oportunidade de adquirir uma peça histórica, elegantemente encapsulada numa garrafa que combina tradição e elegância.
A garrafa, inspira-se no design de “caule e globo”, prevalente nas garrafas de vinho inglesas do século XVII, na época em que as garrafas eram moldadas através de técnicas de sopro à boca, numa Inglaterra em transição entre fornos alimentados a madeira para fornos movidos a carvão. Estes vasos de forma esférica, com paredes mais espessas, eram ideais para armazenamento e serviço, refletindo o trabalho artesanal meticuloso da época. Como precursora da icónica garrafa “cebola”, que viria a tornar-se sinónimo da Taylor’s em 1692, a The Globe presta homenagem a este desenvolvimento crucial na história da produção do Vinho do Porto.
Esta garrafa, agora lançada, apresenta gravado o símbolo ‘4XX’, uma referência à primeira marca registada conhecida da empresa, que data da sua fundação. Uma marca distintiva que faz uma alusão ao legado da Taylor’s como um dos nomes mais respeitados do setor do Vinho do Porto.
E o vinho? Elaborado a partir de componentes cuidadosamente selecionados de vinhos do Porto escolhidos das extensas reservas de tawnies da Taylor’s, o The Globe consubstancia a riqueza e a complexidade pelas quais a Taylor’s é reconhecida. O lote foi meticulosamente construído para oferecer um perfil equilibrado e harmonioso, com um final distinto e robusto, fruto do lento e longo envelhecimento dos vinhos nas pipas das caves da casa em Vila Nova de Gaia.
David Guimaraens, diretor-técnico e de enologia da Taylor’s, enalteceu o lote, afirmando: “A excecional riqueza e a profundidade de sabor que definem o estilo da Taylor’s estão vividamente expressas neste vinho. O final culmina de forma notavelmente longa e distinta, evidenciando a arte de fazer e envelhecer vinho que foi aperfeiçoada ao longo de gerações”.
Adrian Bridge, diretor-geral da Taylor’s, sublinhou o empenho da empresa em celebrar a rica herança do Vinho do Porto, ao mesmo tempo que abraça a inovação. “Apresentadas em garrafas personalizadas e colecionáveis, e em embalagens elegantes, estas edições limitadas têm tudo para cativar tanto os conhecedores dedicados do Vinho do Porto como os novos apreciadores”. Bridge destacou também o apelo universal do The Globe: “o seu design atemporal e a sua importância histórica fazem desta garrafa o presente ideal para qualquer ocasião, personificando a essência da arte de fazer vinho e da tradição”. The Globe estará disponível nas garrafeiras da especialidade no final deste mês.
The Globe
Historical Collection
Taylor’s
Preço: 40 euros
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Atenção colecionadores: acaba de sair a quarta garrafa histórica Taylor’s
{{ noCommentsLabel }}