Braga investe 2,5 milhões de euros em iluminação pública LED
Braga substitui iluminação convencional por tecnologia LED para obter um "retorno financeiro atrativo num período de tempo inferior a 10 anos devido ao menor consumo energético".
A Câmara Municipal de Braga vai investir 2,5 milhões de euros na substituição de iluminação convencional por tecnologia LED que permite reduzir em 60% os atuais custos. Segundo a autarquia, liderada pelo social-democrata Rui Moreira, “a iluminação pública é o principal fator de encargos municipais com a energia”.
Num comunicado, o município explica que “a substituição da iluminação existente para tecnologia LED, embora represente custos no imediato, permite obter um retorno financeiro atrativo num período de tempo inferior a 10 anos devido ao menor consumo energético“.
O assunto será levado à reunião do Executivo municipal da próxima segunda-feira. Em cima da mesa vai estar a proposta da empreitada de promoção da eficiência energética na iluminação pública no concelho.
Com um preço contratual estimado de cerca de 2,5 milhões de euros, o concurso contempla nove lotes para instalação de equipamento de iluminação exterior. O prazo máximo de execução de cada empreitada é de 65 dias.
A câmara vai, assim, substituir os equipamentos convencionais – com lâmpadas de vapor de sódio – do parque de iluminação pública por luminárias LED. Do total de 37.331 luminárias instaladas no concelho, cerca de 18.441 ainda têm lâmpadas VSAP (vapor de sódio a alta pressão).
Com esta intervenção a autarquia aposta no aumento da eficiência energética com vista a implementar maior sustentabilidade no concelho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Braga investe 2,5 milhões de euros em iluminação pública LED
{{ noCommentsLabel }}