Dona da Limiano e Terra Nostra alia-se à UTAD em programa de apoio a produtores de leite
Empresa de queijos Bel Portugal e UTAD lançam programa de apoio a produtores de leite do país. Objetivos são otimizar a produção e incentivar práticas sustentáveis sem aumentar custos.
![Reportagem Fábrica de queijos Bel, onde são produzidos os queijos Limiano e Terra Nostra - 07FEV24](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2024/02/bel22.jpg)
Reforçar a sustentabilidade e competitividade da produção leiteira nacional, valorizar ainda mais o trabalho dos produtores e garantir os elevados padrões de qualidade deste produto. São estes os grandes objetivos do programa produtores de leite Limiano que a Bel Portugal, empresa especialista em queijo, está a lançar, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
“O programa produtores de leite Limiano é um passo essencial para assegurarmos um futuro mais sustentável e rentável para os nossos produtores, promovendo práticas inovadoras que vão beneficiar toda a cadeia de valor do leite em Portugal”, assinala Eduardo Vasconcelos, diretor de compras da Bel Portugal, empresa detentora das marcas Limiano e Terra Nostra, no segmento de queijo flamengo.
José Carlos Almeida, professor da UTAD, explana, por seu turno, que “o programa otimiza a eficiência produtiva, promove práticas sustentáveis sem aumentar custos, motiva os recursos humanos e aumenta a rentabilidade das vacarias”.
O programa otimiza a eficiência produtiva, promove práticas sustentáveis sem aumentar custos, motiva os recursos humanos e aumenta a rentabilidade das vacarias.
Este programa está assente em três pilares fundamentais: produtores, animais e planeta. “A iniciativa incentiva a melhoria contínua baseada na eficiência, promovendo a adoção de processos inovadores que aumentem a produtividade sem comprometer os recursos naturais”, detalha a Bel, num comunicado.
Acresce a necessidade de garantir os elevados padrões de qualidade do leite, consolidando a confiança dos consumidores na marca, e o reconhecimento económico e social do trabalho dos produtores de leite.
“A produção leiteira holística, assente na agricultura regenerativa, também está no centro desta iniciativa, contribuindo para um modelo produtivo mais integrado e equilibrado”, informa a empresa cuja marca Limiano trabalha com 34 produtores de leite da zona Norte do país.
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