Dona da Limiano e Terra Nostra alia-se à UTAD em programa de apoio a produtores de leite

Empresa de queijos Bel Portugal e UTAD lançam programa de apoio a produtores de leite do país. Objetivos são otimizar a produção e incentivar práticas sustentáveis sem aumentar custos.

Reportagem Fábrica de queijos Bel, onde são produzidos os queijos Limiano e Terra Nostra - 07FEV24
Fábrica de queijos Bel, onde são produzidos os queijos Limiano e Terra NostraRicardo Castelo/ECO

Reforçar a sustentabilidade e competitividade da produção leiteira nacional, valorizar ainda mais o trabalho dos produtores e garantir os elevados padrões de qualidade deste produto. São estes os grandes objetivos do programa produtores de leite Limiano que a Bel Portugal, empresa especialista em queijo, está a lançar, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

“O programa produtores de leite Limiano é um passo essencial para assegurarmos um futuro mais sustentável e rentável para os nossos produtores, promovendo práticas inovadoras que vão beneficiar toda a cadeia de valor do leite em Portugal”, assinala Eduardo Vasconcelos, diretor de compras da Bel Portugal, empresa detentora das marcas Limiano e Terra Nostra, no segmento de queijo flamengo.

José Carlos Almeida, professor da UTAD, explana, por seu turno, que “o programa otimiza a eficiência produtiva, promove práticas sustentáveis sem aumentar custos, motiva os recursos humanos e aumenta a rentabilidade das vacarias”.

O programa otimiza a eficiência produtiva, promove práticas sustentáveis sem aumentar custos, motiva os recursos humanos e aumenta a rentabilidade das vacarias.

José Carlos Almeida

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Este programa está assente em três pilares fundamentais: produtores, animais e planeta. “A iniciativa incentiva a melhoria contínua baseada na eficiência, promovendo a adoção de processos inovadores que aumentem a produtividade sem comprometer os recursos naturais”, detalha a Bel, num comunicado.

Acresce a necessidade de garantir os elevados padrões de qualidade do leite, consolidando a confiança dos consumidores na marca, e o reconhecimento económico e social do trabalho dos produtores de leite.

“A produção leiteira holística, assente na agricultura regenerativa, também está no centro desta iniciativa, contribuindo para um modelo produtivo mais integrado e equilibrado”, informa a empresa cuja marca Limiano trabalha com 34 produtores de leite da zona Norte do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona da Limiano e Terra Nostra alia-se à UTAD em programa de apoio a produtores de leite

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião