Há oito novos restaurantes com Estrela Michelin em Portugal
O Guia Michelin revelou hoje a sua seleção de restaurantes para 2025, elevando para 38 os estabelecimentos nacionais galardoados. Marlene Vieira conquistou a primeira Estrela num momento emotivo.
Nesta terça-feira, dia 25 de Fevereiro, o Porto vestiu-se de festa para receber a nata da gastronomia nacional, na Gala Michelin 2025. Nenhum restaurante luso foi distinguido com as tão desejadas três Estrelas, embora houvesse na sala a expectativa de ver atribuída a terceira Estrela a um restaurante português. Os oito chefs/restaurantes com duas Estrelas Michelin atribuídas em 2024 mantiveram-nas em 2025 e há mais oito restaurantes com uma Estrela, com destaque para Marlene Vieira, que conquistou finalmente a distinção do Guia e tornou-se a segunda chef portuguesa a brilhar no firmamento Michelin. Apenas um restaurante perdeu a Estrela: o 100 Maneiras de Ljubomir Stanisic.
O bonito edifício da Alfândega do Porto recebeu a segunda gala Michelin a acontecer em Portugal. A cerimónia que celebrou a excelência e a diversidade gastronómica do país terminou com um total de 38 estabelecimentos distinguidos com uma Estrela Michelin (leia a caixa para descobrir quais os novos estrelados) e os mesmos oito com duas Estrelas – Alma (Lisboa), de Henrique Sá Pessoa; Antiqvvm (Porto), de Vítor Matos; Belcanto (Lisboa), de José Avillez; Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), de Rui Paula; Il Gallo D’Oro (Funchal), de Benoît Sinthon; Ocean (Porches), de Hans Neuner; The Yeatman (Vila Nova de Gaia), de Ricardo Costa e Vila Joya (Albufeira), de Dieter Koschina.

Ainda não foi este ano que José Avillez conquistou a terceira Estrela, mas o chef viu o seu Encanto, em Lisboa, distinguido com uma Estrela Verde, vendo reconhecido o seu compromisso ambiental e as práticas sustentáveis na sua cozinha.
O momento mais emotivo da noite foi o da subida ao palco da chef Marlene Vieira (Marlene, Lisboa), que depois da desilusão no ano passado viu finalmente o reconhecimento por parte do Guia Michelin. A chef foi aplaudida de pé por toda a sala enquanto agradeceu, visivelmente nervosa, a concretização de um sonho. Marlene, chef-executiva do restaurante homónimo, leva para casa a nova Estrela, para juntar à do marido, João Sá, do Sála, que recebeu a sua Estrela em 2024. “Somos um casal cheio de estrelas”, comentou Marlene Vieira.
O Guia também distingue os restaurantes que praticam uma cozinha de alta qualidade a preços acessíveis com a categoria Bib Gourmand. Este ano foram cinco os galardoados: o Canalha (Lisboa), de João Rodrigues e Lívia Orofino; o Contradição (Bragança), de Óscar Geadas; o OMA (Porto), de Luís Moreira; o Pigmeu (Lisboa), de Miguel Peres e o Terruja (Alvados) de Diogo Caetano.
São ainda 35 os novos restaurantes recomendados pelo guia encarnado, distribuídos entre três regiões: Porto e Norte; Centro e Lisboa; Alentejo, Algarve e Madeira. Confira a lista:
–Bistrô by Vila Foz (Matosinhos), de Arnaldo Azevedo
–Cibû (Leça da Palmeira), de Hugo Portela
–Culto ao Bacalhau (Porto), de Américo Peneda
–Esperança Verde (Braga), de Hugo Sousa
–Flor de Lis by Vila Foz (Porto), Arnaldo Azevedo
–Kaigi (Porto), de Nuno Brás e Vasco Coelho
–Le Babachris (Guimarães), de Christian Rullan
–Mito (Porto), de Pedro Braga
–O Filho da Mãe (Braga), de Wesley Amorim
–Real by Casa da Calçada (Porto), de Emiliano Silva
–Seixo by Vasco Coelho Santos (Tabuaço), de Vasco Coelho Santos
–Tokkotai (Porto), de Paulo César Nogueira
–Ceia (Lisboa), de Renato Bomfim
–Conceito (Cascais), de Daniel Estriga
–Izakaya (Cascais), de Tiago Penão e Isaac Jorge Penão
–Las Dos Manos (Lisboa), de Kiko Martins
-Memórias Santar (Santar), de Luis Almeida
–Omakase Ri (Lisboa), de William Vargas
–Oven (Lisboa), de Harj Chapagain
–Prosa (Aveiro), de João Covas e Rui Paula
–Safra (Coimbra), de Sérgio Silva
–Vibe (Lisboa), de Mattia Stanchieri
–Ákua (Funchal), de Júlio Pereira e Liliana Abreu
–Atlântico (Porches), de João Sousa
–Audax (Funchal), de César Vieira
–Avista Ásia (Funchal), de Benoît Sinthon e Rui Pinto
–Cavalariça Évora (Évora), de Catalina Viveros e Bruno Caseiro
–Gazebo (Funchal), de Filipe Janeiro Grácio Gomes
–Hibrido (Évora), de João Nerigueta
–Legacy Winery (Estremoz), de Emanuel Rodriguez
–Mapa (Montemor-o-novo), de David Jesus
–Oxalis (Funchal), de Gonçalo Bita Bota
– Restaurante F (Portimão), de Luis Oliveira
–Sublime Comporta Beach Club (Carvalhal), de Diogo Gonzaga
–Vistas Monte Rei (Vila Nova de Cacela), de André Simão
Quais são os 8 novos restaurantes com uma Estrela Michelin em Portugal que vai querer descobrir?
Arkhe – Lisboa
Sob a liderança do chef brasileiro João Ricardo Alves, o Arkhe oferece uma experiência gastronómica vegan/vegetariana de alta qualidade. Num ambiente minimalista, os clientes podem desfrutar de três menus de degustação: Almoço, Descoberta e Carta Branca, todos destacando a delicadeza, técnica e sabor.
Blind – Porto
Ideal para quem busca uma experiência gastronómica surpreendente, o Blind, liderado pelo chef Vítor Matos e executado pela chef Rita Magro, presta homenagem à obra “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago. O restaurante oferece um menu surpresa que desafia os sentidos dos comensais.
Grenache – Lisboa
Localizado em Alfama, o Grenache é comandado pelo chef Philippe Gelfi, que apresenta uma cozinha contemporânea com raízes francesas. Disponibiliza dois menus de degustação, Grenache e Experience, num ambiente que combina elegância e tranquilidade, afastado da agitação turística.
Marlene – Lisboa
A poucos passos do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, o restaurante Marlene, da chef Marlene Vieira, destaca-se pela sua cozinha central aberta, permitindo aos clientes observarem a preparação meticulosa dos pratos. Os menus de degustação refletem a tradição portuguesa com influências internacionais, proporcionando uma experiência única.
Oculto – Vila do Conde
Situado no hotel The Lince Santa Clara, o Oculto honra o seu nome ao ocupar uma parte recuperada do antigo Mosteiro de Santa Clara. Os chefs Vítor Matos e Hugo Rocha oferecem dois menus de degustação focados em produtos sazonais e marinhos, num espaço que combina história e modernidade.
Palatial – Braga
Nos arredores de Braga, o Palatial surpreende com um bar de provas dedicado aos vinhos regionais e uma sala de refeições elegante. A cozinha, que oferece opções à la carte e dois menus de degustação (Tradição e Inovação), reinventa a gastronomia portuguesa com criatividade e sofisticação.
Vinha – Vila Nova de Gaia
Integrado no Vinha Boutique Hotel, este restaurante é fruto da colaboração entre o chef Henrique Sá Pessoa e o chef residente Jonathan Seiller. A proposta gastronómica destaca-se pela utilização de produtos sazonais portugueses, apresentados de forma contemporânea, tanto em opções à la carte como no menu de degustação “Identidade”.
YŌSO – Lisboa
Com apenas oito meses de vida, e comandado pelo chef Habner Gomes, o YŌSO leva os clientes numa viagem pela gastronomia japonesa através de um único menu de degustação omakase. O restaurante, cujo nome alude aos quatro elementos da natureza, oferece uma experiência intimista, seja no balcão de sushi ou em mesas reservadas, destacando técnicas tradicionais japonesas com ingredientes sazonais.
Em resumo, o Guia Michelin 2025:
Duas Estrelas Michelin – 8
Uma Estrela Michelin – 38 (8 novos)
Estrela Verde – 6 (1 novo)
Bib Gourmand – 28 (5 novos)
Recomendados – 116 restaurantes (35 novos)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.