BRANDS' Local Online A sua PME está pronta para os relatórios de reporte ESG?

  • Conteúdo Patrocinado
  • 4 Abril 2025

A Associação Comercial do Porto vai promover, no dia 8 de maio, um workshop dedicado ao reporte de sustentabilidade das PME. O evento, que começa às 14h30, decorrerá no Palácio da Bolsa.

A aplicação crescente das regras ESG e o impacto futuro destas nas empresas levou a Associação Comercial do Porto a organizar um workshop, dia 8 de maio, no Palácio da Bolsa, dedicado ao reporte de sustentabilidade das PME. A ação de formação, que terá a duração de duas horas (das 14h30 às 16h30), vai ser gratuita para empresários e gestores.

Entre as diretivas ESG que motivaram a realização deste workshop, destaca-se a diretiva europeia sobre o Reporte Corporativo de Sustentabilidade – CSRD na sigla internacional –, que veio colocar exigências adicionais às grandes empresas em matéria de reporte não financeiro, com um conjunto de indicadores obrigatórios no domínio ambiental, social e de governação (pilares ESG).

De acordo com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, este novo quadro normativo alarga o conjunto de destinatários, “passando a abranger todas as grandes empresas na Europa, independentemente de estarem cotadas ou não em Bolsa”. Ou seja, além de aferir o grau de alinhamento das organizações às metas de sustentabilidade, o reporte ESG passa a ser determinante em matérias como as auditorias financeiras, análises de risco ou acesso a financiamentos bancários e fundos de capitalização.

Por esta razão, apesar de o impacto sobre as PME não ser imediato, uma vez que apenas as cotadas em Bolsa serão abrangidas pela diretiva europeia a partir de 2027, o IAPMEI alerta para o facto deste processo ser incremental e que a tendência, num futuro próximo, é as PME passarem pela adoção dos mesmos critérios. “As grandes empresas vão ser responsáveis por toda a sua cadeia de valor e pelos riscos que esta comporta em matéria de sustentabilidade, pelo que a monitorização da informação vai obrigatoriamente estender-se às PME que integram a sua rede de negócio, incluindo fornecedores e clientes”, explica a agência nacional.

Tendo em conta esta previsão, o workshop promovido pela Associação Comercial do Porto pretende introduzir os conceitos fundamentais sobre o tema, apresentar exemplos práticos de reporting e aprofundar os meios de financiamento que estão disponíveis para a implementação destes processos nas organizações.

Para isso, contará com a presença de Sónia Pereira, Engenheira do Ambiente e ESG Manager e coordenadora da área de sustentabilidade da Yunit Consulting, que irá abordar conceitos fundamentais, história e regulamentação do reporte ESG, e ainda vai explicar como fazer relatórios de sustentabilidade, bem como os benefícios da implementação destes nas PME.

Por sua vez, o tema dos incentivos financeiros e a forma como estes podem levar a uma transformação sustentável ficará a cargo de Rui Seabra, do IAPMEI e Técnico Superior da Direção de Proximidade Regional, que tem um percurso de 30 anos ligado ao apoio às empresas e à dinamização do ambiente de negócios.

A formação terminará com um espaço para perguntas e dúvidas, que serão devidamente respondidas pelos dois oradores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A sua PME está pronta para os relatórios de reporte ESG?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião