Elas dão o tom: liderança, autenticidade e resiliência
Mulheres com ECO

Elas dão o tom: liderança, autenticidade e resiliência

Rita Ibérico Nogueira,

Neste Mulheres com ECO, três mulheres fora de série refletem sobre o que significa liderar com autenticidade, coragem e sem concessões, inspirando outras mulheres a seguirem o mesmo caminho.

Na linha da frente das suas indústrias, Aira de Mello (Customer Experience Director da Volvo Cars Portugal), Helena Amaral Neto (consultora de luxo na Luxulting) e Rossana Gama (Country Manager do Grupo Boticário) são o rosto — e agora também a voz — de uma nova geração de líderes que não teme desafiar convenções.

Ao longo desta conversa, as convidadas revelam o que significa ser mulher numa posição de liderança, enfrentando desafios específicos que surgem quando se busca destaque em indústrias que, muitas vezes, não estão preparadas para a presença feminina. Aira de Mello, por exemplo, fala sobre as exigências adicionais que uma mulher enfrenta na indústria automotiva, explicando como a preparação e o conhecimento profundo são essenciais para ser levada a sério. “Para nos impormos entre pares, temos que ter uma atitude de conhecimento ainda mais vincada do que os homens. Tem de se saber ainda mais sobre o que estamos a falar para sermos respeitadas.”

Já Rossana Gama faz uma reflexão sobre a desigualdade no trato de comportamentos assertivos entre homens e mulheres: “Um homem com uma comunicação assertiva é visto como um líder nato. Uma mulher, se comunicar da mesma maneira, é acusada de ser arrogante ou ter problemas pessoais.” Uma crítica, que, apesar de dura, faz parte da realidade no mundo corporativo.

Maternidade, carreira e a importância do exemplo
A maternidade é outro tema importante que surge durante a conversa. Aira de Mello optou por não ser mãe, pois acreditava que essa decisão poderia comprometer as suas ambições profissionais. Rossana Gama, mãe de dois filhos, fala sobre como consegue equilibrar a vida profissional e pessoal, sem sentir culpa, mas sim orgulho da sua capacidade de conciliar ambos os papéis. “Sou uma mãe orgulhosa dos meus filhos, porque consigo estar presente, mas com flexibilidade para adaptar a minha agenda profissional”, afirma.

Pode ouvir este episódio de Mulheres com ECO aqui:

 

Helena Amaral Neto, por sua vez, valoriza a importância de dar o exemplo às futuras gerações. Como mãe de três filhas, ela deseja que as suas filhas cresçam encarando as mulheres como exemplos de profissionais exigentes, mas também capazes de equilibrar as diversas responsabilidades da vida. “O equilíbrio vem da inteligência na gestão do tempo e das energias”, afirma.

O episódio não ficaria completo sem as dicas inspiradoras de cada uma das participantes para as mulheres que desejam destacar-se nas suas áreas de atuação. Helena Amaral Neto incentiva a ambição e a coragem de errar: “Não tenham medo de errar. Não se encolham. Dêem o passo, façam-se ouvir e chegarão lá, com certeza.” Rossana Gama reforça a importância de ser autêntica e aprender a adaptar-se: “Acreditem na vossa voz. Ser autêntica e ter inteligência emocional é fundamental.” Aira de Mello, por sua vez, destaca a importância da preparação constante para enfrentar os desafios profissionais com confiança.

Assista aqui a este episódio de Mulheres com ECO, uma verdadeira aula de liderança onde três mulheres com histórias diferentes se juntam para mostrar como é possível ser bem-sucedida mantendo a integridade e a autenticidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.