Opinião +M

João Duarte

Quando o digital copiou os ABBA

A internet nasceu para libertar os criadores. Mas voltou a prendê-los. Só os donos das chaves mudaram.

Nuno Antunes

Mais do mesmo. E então?

Cinco ideias fundamentais que continuam firmes, que precisamos e que funcionam, não concordam? Ou andam mais entretidos com o frenesim daquelas tendências “muita fixes”?

Lia Oliveira

Estamos todos, consumidores, mais racionais? Não me parece!

Não somos máquinas de decisões racionais. Somos histórias em movimento. E as marcas que conseguem fazer parte dessas histórias - sem manipular, sem complicar - são as que ficam. Não na cabeça,

Tony Gonçalves

Hiper super redes… Será esta a solução para os media?

A empresa que desestabilizou os media e fragmentou modelos históricos poderá vir a ser a proprietária do estúdio mais emblemático do mundo. O disruptor torna-se o herdeiro da tradição.

Joana Garoupa

Quem ganha o concurso (anual) do melhor anúncio de Natal?

Todos os anos, sentimos este frisson. O mercado vibra. O LinkedIn transforma-se numa espécie de Júri de Cannes versão natalícia. Todos partilham, comentam, esmiúçam. E o consumidor?

Vitor Cunha

2026 nunca mais acaba

A velha avareza rasteira de quem sonha acordado com os seus milhões deixa-nos assim, cada vez mais pobres. Em Portugal até o capitalismo é pobre.

Susana Coerver

O intangível que nos leva mais longe

O orgulho de uma nação, emoção da descoberta, a fidelidade nascida da diferença. São os valores que o dinheiro não compra, mas que a escolha certa de um produto a bordo pode multiplicar por infinito.

João Santos

Por um Portugal mais premium

O luxo não pretende oferecer muito, limita-se a oferecer aquilo que importa. Nesta época que se aproxima, podíamos todos inspirarmo-nos neste princípio.

Tiago Baldaia

Coerência é o novo absurdo

Neste universo de mensagens rápidas e pré-candidatos improváveis, Manuel João Vieira nos lembre de algo essencial: é possível entreter, satirizar e, ainda assim, dizer coisas sérias.

Rosália Amorim

Red & Green Friday para promover melhor Portugal

Mais do que apoios do OE, agora aprovado, o país precisa de boas ideias, mais inovação e melhor execução. E que tal uma sexta-feira encarnada e verde?

Andreia Vaz

Black Friday: a nova era da relevância

A verdade é que a Black Friday é muito mais do que um momento de consumo. É um momento de conexão e de contacto direto entre marcas e consumidores. Esse é o maior desafio.

Bárbara Bárcia

Este ano o Natal é (outra vez) a 25 de dezembro

O Natal, esse evento raro e imprevisível, surpreende-nos todos os anos com a sua pontualidade. Já não distingo bem o caos de julho do de novembro. Sei que um tem cheiro a férias e o outro a pinheiro.

Filipa Teixeira

Black Friday: ruído que sufoca as marcas

Talvez seja este o verdadeiro sentido da Black Friday. Não o consumo frenético que vemos, mas a possibilidade de escolher com consciência, em vez de comprar por impulso.

António Fuzeta da Ponte

Presidente por exclusão de partes

Num candidato, tal como numa marca, o seu DNA é a base do caminho do sucesso. Um passo em falso, tal como uma promoção enganadora, e tudo muda. Vamos ver.

Pedro Pimentel

A redescoberta da proximidade: o futuro está à esquina

Numa época em que as grandes cadeias apostam em automação e self-checkout, a relação humana tornou-se um diferencial competitivo. E isso tem valor económico, valor simbólico e valor emocional.

João Lobo

Startups e unicórnios, rádio, tecnologia e confiança

A questão é que na rádio o centro são as pessoas e a relação de confiança com elas. A tecnologia, de que somos entusiastas, ávidos utilizadores e rápidos adotantes, é a ferramenta.

Tiago Fleming

O marketing em 2026: da IA à inteligência estratégica

IA, Autenticidade e Propósito: o novo triângulo de poder que vai redefinir o marketing global.

Catarina Travassos

Presidenciais 2026: a inflação da visibilidade

Quando um performer consegue expor a mesma superficialidade que outros reproduzem involuntariamente, talvez o problema não esteja na irreverência da sátira, mas na pobreza de conteúdo que ela revela.

Marlene Gaspar

Pensar é o novo (re)agir

Precisamos de reaprender a pensar com mais curiosidade e menos culpa. Escrevo isto, em primeiro lugar, para mim - e, se servir para mais alguém, terá valido ainda mais a pena.

Tony Gonçalves

Tecnologia como suporte à indústria do entretenimento

A indústria está a abordar este momento como se fosse uma questão de sobrevivência. Talvez não o devesse fazer. Estamos, acima de tudo, a falar de evolução.

Sylvia Bozzo

A nova fronteira do marketing imobiliário

No fim, a verdadeira transformação começa com uma mudança de mentalidade, porque quem lidera este movimento não é quem grita mais alto, mas quem ouve melhor.

Joana Garoupa

Quando o copy soa bem demais

A IA escreve sem hesitar, mas também sem pensar. Não tem contexto, nem ironia, nem nervo. E quando o texto deixa de nascer de uma ideia e passa a ser apenas o resultado de um comando, perde intenção.

Edson Athayde

Mamdani: a resposta que desarmou o medo

Num tempo em que a extrema-direita dita o tema e o tom, Mamdani recusou-se a jogar no campo deles. A estratégia não foi gritar mais alto, foi mudar de idioma.

Vera Carrondo

IA, AI, já estamos todos fartos, não estamos?

É o assunto que todos fingem dominar. No meio de tanto entusiasmo e previsões apocalípticas, corremos o risco de banalizar uma das transformações mais profundas da era digital.

Vitor Cunha

আমি আমার নিজের বাড়িতেই অপরিচিত।*

Quem se quer fazer notar tem de gritar, e grita cada vez mais, e mais e mais até ficarmos todos surdos - numa versão moderna do pensamento de Gandhi: “olho por olho e o mundo acabará por ficar cego”.

José Godinho Marques

Viver da criação ou viver para criar

Ah pois é, falhar e falhar melhor, como dizia Samuel Beckett. O criador deve abraçar o processo de pé no acelerador sem desvios, mesmo quando os obstáculos parecem escorregadios ou insuperáveis.