Opinião +M

Rosália Amorim

A marca de água do sistema financeiro

A ‘máquina do dinheiro’ precisa de óleo para estar bem afinada, ou seja, regras e ética, mas também agilidade estratégica para saber acompanhar os novos tempos e os novos caminhos do dinheiro.

João Guerra

Destino: turismo sustentável

A forma como escolhemos desenvolver o setor hoje vai determinar se Portugal se mantém uma referência internacional não apenas pelo que oferece, mas também pela maneira responsável como o faz.

Gabriel Augusto

Quando o preditivo se engana com confiança

Quanto mais modelos criamos para eliminar o acaso, mais visível ele se torna. A IA aproxima-nos de uma previsibilidade quase perfeita, mas o comportamento humano insiste em desafiar a lógica.

Elgar Rosa

Política como marca: quando todos ganham, a democracia perde

Enquanto a política continuar a tratar o cidadão como audiência e não como parte ativa da solução, continuará a ganhar eleições… e a perder eleitores.

Bárbara Bárcia

Outubro, a calma antes da correria

A partir daqui, tudo acelera. O Natal está à espreita, os pedidos em modo turbo, os calendários em sobreposição. Mas agora, por um instante, ainda estamos aqui. A pensar. A ouvir. A estruturar.

João Santos

O passado como estratégia de futuro

Os media vivem uma corrida pela atenção e pela relevância. E para quem quer competir nessa estrada, conduzir às cegas é a pior das estratégias. Haja alguém que acenda os faróis, ou que abra os olhos!

José Galvão

IA – a nova experiência no retalho

A IA terá impacto não só nos consumidores, mas também nas marcas, proprietários, logística, distribuição e na sustentabilidade. Esta será a derradeira experiência em que o ecossistema irá assentar.

Tiago Baldaia

O outdoor saiu da idade do papel?

A publicidade exterior digital é mais emocionante, criativa, mais contemporânea. Mas enquanto não vier acompanhada de dados fiáveis, continuará a ser isso: uma promessa que pisca, mas não ilumina.

Pedro Pimentel

Consumidor: exigente no discurso, pragmático na compra

O consumidor é mais do que consumidor: é cidadão, é pessoa, e é nesse equilíbrio que se joga o futuro das marcas.

Marlene Gaspar

Estamos todos viciados?

Perguntar, duvidar, refletir e ouvir o outro não é fraqueza. É defesa. O papel da comunicação não é polarizar - é influenciar.

Fernando Parreira

“Os senhores da terra e a ilusão da colheita eterna”

Nenhuma terra dá eternamente se não souber ouvir o apetite do tempo. A tradição é um património valioso - mas não paga salários nem garante futuro.

António Fuzeta da Ponte

A sério?

Mais perigoso que a má utilização de AI é o uso abusivo, especialmente no Natal, de AE. A autenticidade de discurso parece tirar férias e entram dose fortes de emoções induzidas artificialmente.

Tony Gonçalves

Uma estratégia Hulu para os media em Portugal

Estarão os grupos nacionais de media prontos para criar valor? E se sim, então, está na hora de assumirem realmente os seus objetivos estratégicos.

Edson Athayde

“Será que é desta?”

A política ao ser transformada num campeonato, torna o eleitor num adepto: não quer compreender, quer ganhar. Vamos transformando a democracia num grande estádio, onde a razão é o árbitro mais vaiado.

Marcelo Lourenço

O fim da nossa profissão

Se Shakespeare se guiasse pelo Google Analytics, Romeo e Julieta nunca acabaria com o casal de jovens apaixonados a morrer no final. E a peça mais famosa (e corajosa) de todos os tempos não existiria.

João Filipe Torneiro

Da primeira notificação ao ‘tens de experimentar!

No mercado atual, a experiência de cliente é a verdadeira diferenciação da proposta de valor. Escolha já os seus momentos WOW antes que um concorrente o faça.

Catarina Travassos

Todos odeiam a classe média

A elasticidade revela uma estratégia recorrente, escolher termos amplos, emocionalmente carregados e dificilmente contestáveis. Classe média” funciona como um manto ilusório, mas vazio de precisão.

Filipe Neves

Estará o streaming a redefinir o consumo de eventos?

O streaming traz uma democratização evidente: já não é preciso estar fisicamente presente para assistir a eventos e vivê-los de forma intensa. No entanto, também levanta as suas reflexões.

José Pedro Marques da Silva

Nostalgia S.A.: o futuro poderá viver no passado?

As marcas mais inteligentes perceberam que a nostalgia não é sobre voltar atrás -- é sobre trazer para os dias de hoje o que há de melhor no passado, real ou imaginado.

Vitor Cunha

Uma história da loucura normal do Estado português

O Miguel Bombarda é um lugar estranhamente mágico, onde a história da psiquiatria portuguesa se cruza com a memória urbana e o impasse político de um Estado louco, desleixado e incompetente.

Joana Garoupa

A publicidade e o mundo de fantasia fóssil

A publicidade tem esse poder perigoso: o de definir o que é aspiracional. E agora, quando mais precisamos, está a falhar em vender o que verdadeiramente importa: uma nova forma de viver.

João Santos

De quem é a culpa?

Se agências e marketeers gostavam de ser mais ousados, porque é que as campanhas continuam, na maioria das vezes, tão certinhas, previsíveis e.… chatas?

Bárbara Bárcia

O janeiro das agências

Setembro é o janeiro da publicidade. Aqui, a expectativa é clara: voltar com ideias frescas, propostas sólidas, planos estruturados e a energia que faltou em julho.

Nuno Antunes

Bon appétit, Marketer

A Gen AI recomenda restaurantes com base nas nossas preferências, mas a Agentic AI até reserva a mesa e ainda envia um lembrete para não esquecermos o compromisso.

Rosália Amorim

A atração de marca Portugal e o atributos da competitividade

A marca país é atrativa, mas precisa de reforçar os seus fatores de competitividade a fim de continuar a segurar o seu lugar no Top10 e, de preferência, reforçá-lo no próximo ano.

João Guerra

Colapso

O futuro não é uma versão modificada do presente. É o resultado das escolhas, ou da falta delas, que fazemos agora.