Opinião +M

Vitor Cunha

Jornalista: uma espécie em vias de extinção

Este não é um artigo de memórias, é uma reflexão breve sobre o fim do jornalismo livre face às ameaças tecnológicas, económicas e políticas.

Marlene Gaspar

O Dia da Mulher. Ainda temos de o assinalar?

Não adoro que esta reflexão seja feita por uma mulher. Dá-lhe o cunho do queixume, e do “lá está ela”, mas “shame on me” se não o fizesse.

Nuno Antunes

Afinal quem manda

Como alguém muito importante nas andanças do marketing uma vez disse e bem, “o cliente é o rei”. Vai daí, "Hey Trump, afinal quem manda, pá?”.

Pedro Pimentel

Entre o “nunca pior” e o “façam favor de ser otimistas”

Infelizmente, vemos hoje no cenário internacional e no contexto geopolítico quem repita, vezes sem conta, ‘danças-da-chuva’ cujo único objetivo parece ser o de converter nuvens em tempestade.

José Bourbon-Ribeiro

Spinumviverá

Se um escândalo se mantém vivo ao fim de três semanas, significa que a explicação foi insuficiente. A falta de uma resposta clara por parte de Montenegro mantém o tema aberto e amplifica as suspeitas.

Bárbara Bárcia

O mês perfeito para amar (ou fingir que amamos)

Até quando vamos acreditar que basta um filtro rosado e uma música de piano para vender sentimentos? Mais do que a paciência do consumidor, é a fórmula que está a perder força

Sónia Lage Lourenço

Qual o segredo de uma love brand?

E qual é, afinal, o grande segredo? O cliente. Tudo começa e termina com ele. As marcas que compreendem esta realidade não apenas conquistam mercado, mas conquistam corações.

José Bourbon-Ribeiro

O X da questão

O absurdo desta situação é evidente: os responsáveis políticos europeus não apenas ignoram a realidade em que o X se transformou, como a legitimam.

Rosália Amorim

Marcas. O que Portugal pode aprender com a Alemanha?

Se perguntarmos a um estrangeiro ‘que marca portuguesa conhece’, a resposta é, invariavelmente, Cristiano Ronaldo. É excelente, mas é pouco. Qual é a nossa BMW, a nossa Allianz ou a nossa Siemens?

Miguel Reis

Hoje é o dia. Bora fazer acontecer?

Que tal admitir que não sabemos tudo e que o processo criativo é feito de tentativa e erro? Que é no erro que se cresce? Vamos continuar a jogar pelo seguro ou vamos fazer algo que fique na história?

Ana Pedro

Vamos evitar a próxima crise de marca?

Desenganem-se os que consideram que a comunicação de crise surge do nada. Costuma-se dizer que a “melhor crise” é aquela que acaba como história interna sobre o que poderia ter sido.

Joana Garoupa

No escurinho do cinema

Será uma comparação Trump-Hitler correta? Sabemos que têm algumas parecenças e também muitas diferenças, mas indiscutivelmente ambos abordaram o tema da comunicação como poucos.

Duarte Vilaça

A (outra) lição de Amorim

Rúben saiu e com ele o 3-5-2. Mas os ensinamentos de comunicação deveriam ter feito escola. Porque esses, quando bem feitos, não dependem de um homem só. Dependem da gestão da marca.

Marcelo Lourenço

Somos todos invejosos

"Todos os sentimentos humanos são válidos. Menos a inveja, que é uma total perda de tempo.” O que é um belo pensamento para começar o ano, e se possível, perdemos todos menos tempo em 2025.

Daniel Sá

O império das marcas desportivas não vai parar

No futuro vai ser possível fazer um crédito à habitação com o Benfica, comprar seguros do FC Porto, passar férias no hotel do Sporting CP, comer cereais do Liverpool, conduzir um automóvel do Bayern.

Marlene Gaspar

Liderar a comunicar ou comunicar a liderar?

Estamos numa época perigosa: de um lado, líderes que utilizam excessivamente a comunicação como ferramenta de poder; do outro, líderes que a evitam como se fosse um fardo.

João Santos

Marcas MAGA e Marcas WOKE?!?

Será que faz sentido a uma marca que advogava os princípios da igualdade de oportunidades, ficar em silêncio a partir de agora? Onde estão os valores? E a consistência?

António Fuzeta da Ponte

Tenho um pressentimento

Com o covid enterrado há 3 anos a mesmice instalou-se. Num ano tudo muda, depois #tudo vai ficar bem, depois viemos para a rua em euforia. E depois... o mar calmo. Apostem, tenho um pressentimento.

Vitor Cunha

Cenas de uma novela espúria

O Almirante é como um OVNI, mas não voa. Já a cáfila que começa a juntar-se à sua volta aspira a voos altos e assusta. É preciso perceber para onde a cáfila pretende levar o homem.

Karly Ribeiro

Uma boa estratégia de marketing por dia

Não é por sermos o João ou a Maria da equipa de marketing de uma empresa menor, que não podemos também brilhar como os diamantes das grandes estrelas.

Elgar Rosa

10 milhões de especialistas em comunicação

Eu também sei exatamente qual o sistema de jogo que a minha equipa deve adotar, mas ‘falhei’ todos os níveis de formação exigidos pela UEFA e não percebo nada de metodologia de treino.

Tiago Baldaia

A seleção nacional de andebol e o desafio das marcas

O verdadeiro desafio, tanto para seleções como para negócios, não é ganhar um jogo ou uma campanha. É construir uma identidade forte o suficiente para que a confiança permaneça intacta.

Vera Carrondo

Autenticidade no marketing e na vida: tudo o que precisamos

A autenticidade vai muito além de slogans e campanhas promocionais banais: tratar-se-á de construir uma relação de confiança, sólida, mostrando coerência entre o discurso e a prática efetiva.

Rui Sousa

Há valor no desconforto

Quando um cliente sente aquele ligeiro desconforto perante uma proposta, é sinal de que tocámos no nervo certo, em algo que pode ser melhorado ou reinventado.

Catarina Pestana

Os três porquinhos nos mercados B2B

Nem sempre temos a mesma casa de tijolo, nem sempre a temos no mesmo sítio e nem sempre temos o mesmo Lobo. Atualmente temos lobos que se tornam em autênticas matilhas com a IA, por exemplo.

Renato Póvoas

Método Marie Kondo aplicado à comunicação

A eficácia deve ser o grande driver na comunicação. Há, por isso, que despojar-nos comunicacionalmente de tudo o que é acessório, não tem relevância ou não acrescenta valor.