Arte e história reunidas na Cordoaria Nacional com a LAAF
Artes

Arte e história reunidas na Cordoaria Nacional com a LAAF

Rita Ibérico Nogueira,

A Lisbon Art & Antiques Fair regressa à Cordoaria Nacional para a sua 22ª edição, reunindo galeristas, antiquários e colecionadores em torno da arte clássica e contemporânea.

De 9 a 17 de maio, a Cordoaria Nacional volta a abrir as portas à arte, à história e à criatividade contemporânea, com a realização da 22ª edição da Lisbon Art & Antiques Fair (LAAF). Organizada pela APA – Associação Portuguesa dos Antiquários, a feira, referência no calendário cultural português e internacional, promete surpreender ao combinar o peso da tradição com uma visão atual e ousada do mundo das artes e das antiguidades.

Este ano, com 35 expositores nacionais e internacionais – entre antiquários, galerias de arte moderna e contemporânea, designers e joalheiros – a LAAF ocupa 1380 m² com uma seleção criteriosa de peças que atravessam épocas e estilos: da Antiguidade Clássica aos séculos XVII e XVIII, passando pela escultura, pintura, mobiliário, pratas, joalharia e design contemporâneo.

Pedro Calapez é o artista convidado deste ano.

 

Um convite à paisagem portuguesa: Pedro Calapez
A grande novidade de 2025 é a participação do prestigiado artista Pedro Calapez, convidado de honra desta edição. À entrada da mostra, o visitante será recebido por quatro obras da série Lameiros, em que o pintor revisita, de forma poética e sensorial, a paisagem do nordeste transmontano ao longo das estações do ano. Calapez, cuja carreira internacional inclui participações nas Bienais de Veneza e São Paulo e exposições em instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian e o Kunstmuseum Bonn, traz à LAAF um diálogo subtil entre natureza, memória e matéria — numa ponte perfeita entre a antiguidade e a contemporaneidade.

Conversas, lançamentos e visitas especiais
Fiel à sua missão de fomentar o pensamento crítico e a partilha de saberes, a feira volta a apostar nas já reconhecidas Conversas Sobre Arte. Em vários painéis e eventos especiais ao longo da semana, o público poderá assistir a lançamentos de livros, palestras e visitas guiadas, numa programação eclética e inspiradora.

9 de maio, 18h00: Lançamento do livro “Cadernos da Minha Vida, Número 16”, com Joana Vasconcelos e Lucia Bertazzo.
9 de maio, 19h30: Apresentação de “Arte Chinesa. Dos Mares do Sul da China à Corte Imperial (1580-1900)”, com o Professor Doutor Luís Urbano Afonso e Hugo Miguel Crespo.
12 de maio, 18h00: Palestra “Azulejo: Um Património com Futuro”, com a Professora Doutora Rosário Salema de Carvalho, Diretora do Museu Nacional do Azulejo.
13 de maio, 18h00: Lançamento da edição Primavera 2025 da A Magazine, dirigida por Susana Jacobetty.
14 de maio, 18h00: Visita especial a uma coleção particular de arte moderna e contemporânea (mais detalhes a anunciar).
Além disso, nesta edição, a LAAF contará com a colaboração de parceiros culturais de peso como o Museu Nacional de Etnologia, o MUDE – Museu do Design e da Moda e a Fundação Joana Vasconcelos.

A Lisbon Art & Antiques Fair carrega consigo a herança de uma história sólida. Criada em 1995 como Bienal de Antiguidades da APA, transformou-se em evento anual em 2012 e, em 2019, assumiu o nome atual, reforçando o seu posicionamento global. Ao longo das décadas, consolidou a sua reputação como um espaço onde tradição e inovação se encontram, sempre com um rigoroso processo de verificação das peças em exposição — garantido por uma comissão de peritos.

Se a arte é, como dizia Oscar Wilde, “a mentira que nos permite perceber a verdade”, então a LAAF é o palco ideal para esse encantamento. Um evento onde colecionadores, curadores, designers, amantes da beleza ou simples curiosos encontrarão um motivo para se apaixonar por uma peça, por uma história, por uma emoção. Em maio, Lisboa volta a ser o epicentro de quem acredita que o passado tem futuro — e que o presente se constrói também com a memória, o talento e a capacidade de sonhar.

LAAF – LisbonArt & Antiques Fair
De 9 a 17 de Maio na Cordoaria Nacional, Lisboa
Horário: todos os dias, das 15h00 às 21h00; sextas-feiras, das 15h00 às 23h00

 

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.