Habitação, mobilidade e desenvolvimento. Local Summit discute já amanhã o próximo ciclo autárquico

Quando faltam escassos meses para as autárquicas, a realizar em setembro ou outubro, e um ano para o prazo limite de execução do PRR, o ECO realiza a segunda edição do Local Summit, em Lisboa.

Cerca de uma dezena de autarcas do Algarve ao Minho, especialistas em transportes e direito e o Governo central juntam-se em debate na segunda edição do Local Summit, nesta terça-feira. Habitação, mobilidade, planeamento e estratégias de desenvolvimento sobem ao palco no Centro Cultural de Belém.

A um ano do final do prazo de aplicação dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência e a menos de dois meses da data em que se saberá quando decorrerão as eleições autárquicas, o poder local vai fechando dossiers e ultima os planos para o novo ciclo.

Autarcas de Aveiro, Cascais, Coimbra, Faro, Lisboa, Loures, Mondim de Basto, Sintra e Viana do Castelo terão a seu cargo o lançamento das bases para a segunda metade da década, seja enquanto candidatos, ou como os executantes das políticas públicas nos seus concelhos nos últimos 12 anos.

“Estratégias e modelos locais para a habitação” será o tema inicial, logo após a abertura do Local Summit por Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação. Bruno Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, e Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, juntam-se a Patrícia Viana, sócia da Abreu Advogados, e Luís Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, para a discussão de um dos mais prementes constrangimentos do país, a que as autarquias tentam responder, por vezes com queixas da falta de resposta por parte do Estado central: a habitação.

No segundo painel, Ana Paula Vitorino, presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, e Faustino Gomes, presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos de Lisboa, debaterão a mobilidade urbana e o planeamento sustentável nas autarquias, tendo a seu lado o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vice-presidente da câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes.

Numa perspetiva mais global, três “veteranos” autárquicos, Basílio Horta, José Ribau Esteves e Rogério Bacalhau, a cumprirem o último de três mandatos em Sintra, Aveiro e Faro, respetivamente, debaterão estratégias de desenvolvimento em conjunto com o presidente da câmara de Coimbra, José Manuel Silva, a cumprir o seu primeiro mandato.

O encerramento estará a cargo de Carlos Moedas, presidente da maior das 308 câmaras, a de Lisboa, responsável pela gestão do município onde reside mais de um quinto da população do país.

Inscrições e mais informações aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Habitação, mobilidade e desenvolvimento. Local Summit discute já amanhã o próximo ciclo autárquico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião