Governo reforça em mil milhões verba para as empresas no PT2030

  • ECO
  • 20 Junho 2021

As versões iniciais do próximo quadro comunitário de apoio apontavam para cinco mil milhões de euros destinados às empresas. Agora esse montante foi reforçado em mil milhões.

Fortemente atacado por o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) dar uma primazia excessiva ao Estado em detrimento das empresas, o Executivo decidiu reforçar em mil milhões de euros a dotação reservada para as empresas no próximo quadro comunitário de apoio. Assim, o Portugal 2030 terá seis mil milhões de euros para empresas.

“O PT2030 vai ter para as empresas talvez até um pouco mais do que tem o atual PT2020, estamos a prever seis mil milhões de euros. Mas há muita coisa no PRR para as empresas”, revelou o ministro do Planeamento, Nelson Souza em entrevista ao Público (acesso condicionado).

Foi o próprio Nelson Souza que no Poadcast do PS, Política com Palavra, em setembro do ano passado, avançou que as empresas iriam ter cinco mil milhões de euros no próximo quadro comunitário de apoio. Um montante que a ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, confirmou novamente, em entrevista ao Expresso (acesso pago), em março deste ano.

Já com o PRR, o Executivo decidiu reforçar a dotação reservada às empresas, na sequência da consulta pública do documento — inicialmente estavam previstos 4,6 mil milhões de euros que foram reforçados em 400 milhões em subvenções a fundo perdido e foi criada a possibilidade de as empresas virem a beneficiar de mais 2,3 mil milhões de euros em empréstimos caso a procura assim o justifique. Estes empréstimos podem apenas ser utilizados para projetos de inovação ou para a capitalização de empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo reforça em mil milhões verba para as empresas no PT2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião