InovCluster integra projeto de desenvolvimento de plantas aromáticas na EUROACE

  • Lusa
  • 7 Junho 2022

InovCluster participa em projeto COOP4PAM para o desenvolvimento da fileira das plantas aromáticas e medicinais (PAM) na região Alentejo-Centro-Extremadura, bem como estudar o seu potencial económico.

A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) participa num projeto que visa o desenvolvimento da fileira das plantas aromáticas e medicinais (PAM) na Eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura (EUROACE).

“O projeto COOP4PAM tem como objetivo desenvolver a fileira das PAM na EUROACE, potenciando o aumento da competitividade e inovação das empresas na sua abordagem aos mercados nacionais e internacional, num setor jovem com potencial de crescimento e diversificação no qual este território transfronteiriço se apresenta com vantagens comparativas”, explicou a InovCluster.

Além do Agroindustrial do Centro, o projeto tem como parceiros o Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura, Consejería de Economía e Infraestructuras, Junta de Extremadura, os Institutos Politécnicos de Castelo Branco e de Portalegre, ‘Health Products Research and Development lda’, Parque Científico y Tecnológico de Extremadura, Asociación Empresarial Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario “Extremadura” e a Associação Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.

O projeto pretende caracterizar e identificar as PAM autóctones, estudar o seu potencial económico, processos e procedimentos para a sua cultura e integração nos mercados e melhorar os processos de cultivo, processamento e integração nos mercados.

A melhoria das competências dos agentes do setor, valorizando a colaboração entre investigação e empresas como meio de produção e disseminação de conhecimento e a disponibilização de modo contínuo e sistematizado em plataforma digital especializada (Observatório PAM) da informação da ciência, tecnologia e mercados no setor são outros objetivos que os parceiros do projeto pretendem atingir.

O projeto tem um investimento total elegível por parte da InovCluster de 39.999,19 euros e um apoio financeiro do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de 29.999,39 euros.

A data de conclusão do COOP4PAM é o dia 31 de dezembro de 2022.

A InovCluster, com sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional.

Criada em 2009, conta já com 184 associados, dos quais 148 empresas, associações, instituições de ensino superior, instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) ligadas ao setor agroindustrial e agroalimentar e vários municípios da região Centro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

InovCluster integra projeto de desenvolvimento de plantas aromáticas na EUROACE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião