Esforço de simplificação na Segurança Social tem 200 milhões do PRR. Abono de família será automático

O programa para a transformação digital na Segurança Social tem 85 medidas, entre as quais a atribuição automática de apoios e a dispensa de um conjunto de obrigações declarativas.

O Governo vai avançar com o Programa de Transformação Digital da Segurança Social, que terá um investimento de 200 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “O plano é ambicioso e abrangente, tem cerca de 85 medidas com investimento de 200 milhões de euros”, sinalizou o secretário de Estado da Segurança Social, em entrevista à RTP3.

“O que se pretende é o esforço de simplificação na Segurança Social”, explicou Gabriel Bastos. Entre as medidas, o secretário de Estado destacou a atribuição automática de prestações, como é o caso do abono de família, sendo que todos os anos há cerca de 200 mil pedidos deste apoio. Em causa está a “capacidade de articular entre várias áreas, com processos de interoperabilidade de dados, com base na informação de que já dispomos, e de forma proativa atribuir prestações”.

Esta medida surge então “no sentido de poder identificar situações em que necessidade de apoio e não ser tanto a pessoa ter conhecimento dos regimes, mas ser a Segurança Social ser capaz de identificar apoio de que necessita”, acrescenta.

Há também passos que dizem respeito à relação contributiva com as empresas, nomeadamente ao “dispensar um conjunto muito vasto de obrigações declarativas”, como a entrega de declarações de remunerações por parte das empresas por exemplo. Tal vai permitir uma “redução de custos de contexto”, sinalizou Gabriel Bastos.

Quanto à entrada em vigor deste programa, o secretário de Estado apontou que o “PRR tem um horizonte de quatro anos”, pelo que o Governo está a planear uma implementação faseada. Mesmo assim, “algumas medidas não terão que esperar por 2026”, assegurou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esforço de simplificação na Segurança Social tem 200 milhões do PRR. Abono de família será automático

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião