Direto Zelensky avisa que Rússia pode intensificar ataques à Ucrânia e possivelmente a outros países europeus

Ministros europeus reúnem para discutir bloqueio russo às exportações de cereais, que Borrel diz ser um "crime de guerra". Presidente ucraniano alerta para intensificação de ataques.

A invasão russa da Ucrânia continua sem fim à vista, e o Presidente ucraniano alerta mesmo que com os desenvolvimentos na candidatura do país à União Europeia poderão levar a uma intensificação dos ataques da Rússia. As consequências desta guerra continuam também a sentir-se, e os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE juntam-se para discutir maneiras de libertar milhões de toneladas de cereais presos na Ucrânia.

Volodymyr Zelensky avisou que “esta semana devemos esperar da Rússia uma intensificação das atividades hostis”, num discurso noturno em vídeo. “E não apenas contra a Ucrânia, mas também contra outros países europeus. Estamos a preparar-nos. Nós estamos prontos. Alertamos os parceiros”, acrescentou o líder ucraniano.

Já em Bruxelas, os ministros dos Negócios Estrangeiros reúnem para tratar dos problemas relativos aos cereais retidos na Ucrânia. O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, reiterou que o bloqueio russo às exportações de grãos é “um verdadeiro crime de guerra”, à chegada à reunião.

Na Ucrânia, as forças do país permanecem na defensiva na região leste de Donbas, onde os combates continuam em Sievierodonestsk. O governador da região de Luhansk disse que a Rússia está a reunir forças na tentativa de assumir o controle total da cidade, mas defendeu que “todas as alegações russas de que controlam a cidade são mentiras”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky avisa que Rússia pode intensificar ataques à Ucrânia e possivelmente a outros países europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião