Já foram entregues mais de 5 milhões de declarações de IRS

Ao todo, é expectável que sejam entregues cerca de seis milhões de declarações de IRS. Prazo de entrega termina no final de junho.

A dez dias do fim do prazo, o número de declarações de IRS entregues pelos contribuintes portugueses já atingiu os cinco milhões, segundo as estatísticas disponíveis no Portal das Finanças. Quanto aos reembolsos já processados, o último balanço revelou que o Fisco já devolveu 2.343 milhões de euros em IRS nesta campanha.

Até ao momento, foram entregues 5.006.133 declarações de IRS, segundo os dados da Autoridade Tributária e Aduaneira. É de recordar que no primeiro dia em que foi possível submeter a declaração, o número ficou ligeiramente acima das 450 mil até às 18h, de acordo com o comunicado do Ministério das Finanças.

Os reembolsos do IRS têm vindo a “cair” na conta bancária dos contribuintes, demorando “cerca de três dias úteis entre o processamento da ordem de reembolso (após liquidação da declaração) e a entrada na conta bancária do contribuinte”, de acordo com as Finanças.

Segundo o balanço divulgado pelo Ministério na quarta-feira passada, já foram liquidadas 4,8 milhões de declarações de IRS, sendo que destas 2,3 milhões levaram a reembolsos aos contribuintes. Quanto às notas de cobrança, já foram emitidas 756 mil, num total de cerca de mil milhões de euros, sendo as restantes nulas.

Ao todo, é expectável que sejam entregues cerca de seis milhões de declarações de IRS, tendo em conta o número fixado em 2021. Os contribuintes têm até ao final de junho para o fazer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram entregues mais de 5 milhões de declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião