Viticultores do Norte “preocupados” com a sobrevivência da vinha no verão

  • Lusa
  • 23 Junho 2022

Os viticultores do Norte estão "preocupados" com a sobrevivência da vinha no verão por causa da escassez de água nos solos. E receiam que a situação agrave ainda mais, comprometendo a produção.

O presidente da ProDouro – Associação dos Viticultores Profissionais do Douro, Rui Soares, afirmou que, perante a escassez de água nos solos, os viticultores da região Norte estão “preocupados” com os próximos meses de verão, tanto com a sobrevivência da vinha como com a produção.

“O sentimento é de preocupação por parte dos viticultores. Estamos numa fase adiantada do ciclo, mas o verão ainda agora começou, ainda temos muito tempo pela frente até à vindima”, disse o presidente da ProDouro.

Apesar do atual estado das produções ser “satisfatório”, com as vinhas a desenvolverem “boa folhagem” e a “agradarem à vista”, os viticultores receiam o que “ainda está por vir”, nomeadamente os meses de julho e agosto, que têm sido “mais quentes do que o habitual noutros anos agrícolas”.

Os nossos verões têm sido bastante quentes e a nossa reserva de água no solo é muito baixa“, observou o presidente da ProDouro, detalhando que são duas as preocupações dos produtores: a sobrevivência da vinha, sobretudo a mais jovem, e a qualidade da própria produção.

“Havendo tão pouca reserva de água, tememos que o verão seja difícil em duas perspetivas: por um lado, para a sobrevivência das plantas e, por outro, para a produção, uma vez que a água é um mecanismo fundamental para que a planta não entre em stress“, disse. Notou ainda que se a água no solo for insuficiente e se as temperaturas forem elevadas, a planta “acaba por não fazer bem o ciclo produtivo”. O que, sublinhou, “compromete a produção“.

Dizendo que ao nível da precipitação o outono/inverno “nada trouxe”, Rui Soares afirmou que o efeito da seca pode ter consequências “não só neste ano agrícola, como nos anos vindouros”.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto atingiram níveis de seca severa, e Vila Real e Bragança de seca extrema, revelou, recentemente, Vanda Pires, do Departamento de Clima e Alterações Climáticas ​​​​​​​do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), destacando que “as notícias não são animadoras” para a região.

O presidente da ProDouro defendeu que o Governo “pode fazer mais” em matéria de mitigação dos efeitos da seca, e que tal passa, inicialmente, por “sensibilizar” e “incentivar” os viticultores a pouparem e economizarem água.

“Nas explorações agrícolas, por vezes, esse bem não é devidamente tratado, ou seja, existem algumas situações em que as pessoas negligenciam a poupança de água”, afirmou, notando que seria também importante “incentivar”, através de financiamento, os produtores a criarem mecanismos de armazenamento de água.

“Existem muitas ribeiras onde a água corre, mas corre em direção ao rio Douro e, por sua vez, em direção ao mar. Se só temos água habitualmente no período de outono/inverno, então não a podemos desperdiçar e mandar com ligeireza para o rio Douro”, disse, assegurando que o armazenamento de água poderia ser feito através de barragens agrícolas ou charcas (pequenas construções).

Também o diretor da Associação dos Agricultores e Pastores do Norte (APT), João Morais, já afirmou que os associados estão a viver uma “situação gritante” devido à falta de água na região, cujos distritos atingiram níveis de seca severa e extrema.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viticultores do Norte “preocupados” com a sobrevivência da vinha no verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião