Quatro municípios do Alentejo lançam projeto para aumentar reciclagem
Quatro municípios dos distritos alentejanos de Beja e de Évora lançaram um projeto para “cumprir as metas em termos de gestão de resíduos” e criar uma resposta “que potencie mais reciclagem”.
Com o objetivo de “cobrir 90% do território” da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) “e dotá-lo de recolha seletiva porta a porta”, esta associação lançou o projeto “Separar Sem Parar” que vai abranger os concelhos de Cuba e Vidigueira, no distrito de Beja, assim como Portel e Viana do Alentejo, no distrito de Évora.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a AMCAL explicou que o projeto visa “a passagem para um sistema de recolha de resíduos mais próximo das populações”. Nesse sentido, estão a ser distribuídos, “gratuitamente”, três contentores por alojamentos residenciais e não residenciais, “que serão recolhidos porta a porta em dias e horários preestabelecidos”.
A distribuição dos contentores teve início durante este mês de julho, nas localidades de Faro do Alentejo (concelho de Cuba) e Santana (concelho de Portel), seguindo-se Alcáçovas (concelho de Viana do Alentejo) e Vidigueira.
Durante o mês junho, a AMCAL promoveu “ações de capacitação e sensibilização junto das equipas de trabalho e comunidade em geral”, lê-se na nota.
Segundo a associação, através do “Separar Sem Parar” será possível “cumprir as metas em termos de gestão de resíduos” e “criar uma resposta que potencie mais reciclagem, mais proximidade e um serviço de maior qualidade”.
A AMCAL foi constituída em 1991 e é formada pelos municípios de Cuba, Alvito e Vidigueira (distrito de Beja), Portel e Viana do Alentejo (distrito de Beja).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quatro municípios do Alentejo lançam projeto para aumentar reciclagem
{{ noCommentsLabel }}