Exportações dos Vinhos do Alentejo sobem no 1.º semestre para 37,1 milhões de euros de receitas

  • Lusa
  • 23 Agosto 2022

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana anuncia a subida das exportações dos Vinhos do Alentejo no 1.º semestre deste ano e calcula receitas na ordem dos 37,1 milhões de euros.

As exportações dos Vinhos do Alentejo cresceram 12,4% em valor e 9,7% em quantidade no primeiro semestre deste ano, face a período homólogo de 2021, correspondendo a 37,1 milhões de euros, foi esta terça-feira revelado. “São resultados muito animadores e espero que se consigam manter até ao final do ano”, afirmou à agência Lusa Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Em comunicado enviado à Lusa, a CVRA indicou que os resultados das exportações dos Vinhos do Alentejo no primeiro semestre deste ano mantiveram “a tendência de crescimento”, com a subida de 12% em valor e de praticamente 10% em volume, em comparação com o primeiro semestre de 2021. O que correspondeu a 37,1 milhões de euros e a 10,4 milhões de litros de vinho vendidos para o estrangeiro, face a igual período do ano transato.

Segundo Francisco Mateus, se os resultados positivos se mantiverem, serão “excelentes sinais de que o Alentejo está a ganhar força lá fora”, adiantando que “Brasil, Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Polónia e Suíça foram os destinos que mais contribuíram para os resultados positivos alcançados”, destacou.

O preço médio por litro de vinho subiu 2,5%, para os 3,57 euros, entre janeiro e junho, com o vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC) a registar um crescimento mais acentuado, de 6,1% – para os 5,35 euros – e o Regional a crescer 4% – para os 3,05 euros.

Um índice que “mostra, uma vez mais, que a qualidade dos vinhos alentejanos está a ser valorizada lá fora, com os consumidores dispostos a pagarem um valor mais elevado pelos nossos vinhos”, explicou Francisco Mateus.

Segundo a CVRA, “os bons resultados” obtidos foram alavancados sobretudo pelos mercados brasileiro (+23% em valor e +26% em volume), norte-americano (+21% em valor e +14% em volume), canadiano (+17% em valor e +9% em volume) e polaco (+3% em valor e +1% em volume). “Também o mercado suíço, o segundo mercado que mais vinho alentejano importa em valor, cresceu mais 9% nesta variável, tendo, no entanto, diminuído o volume em 3%”, acrescentou a comissão vitivinícola.

O presidente da CVRA alertou que, entre “os meses de abril a junho”, já se começou “a verificar um abrandamento” do crescimento que, “apesar de tudo, se manteve ainda acima dos números registados no ano passado em todas as variáveis de volume de vinho vendido, preço por litro e valor”. Esta descida de exportações no segundo trimestre é frequente, pelo que Francisco Mateus está “com muita expectativa” para ver os resultados do terceiro trimestre.

“Estamos com um bom crescimento nos primeiros seis meses e mesmo que seja menor no terceiro trimestre, se o quarto for bom, que para nós é sempre um trimestre pico, conseguiremos ter um ano com desempenho global positivo e crescermos na exportação”, argumentou.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações dos Vinhos do Alentejo sobem no 1.º semestre para 37,1 milhões de euros de receitas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião