Governo admite recorrer ainda este ano a mais empréstimos da “bazuca”
O IGCP disse aos investidores que Portugal pode solicitar até mais 2,3 mil milhões de novos empréstimos do PRR ainda este ano. Ministério tutelado por Vieira da Silva não desmente possibilidade.
Até agora, Portugal pediu apenas um quinto dos 14,2 mil milhões de euros em empréstimos a que tem direito no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Contudo, o Governo português pode solicitar até mais 2,3 mil milhões de euros ainda este ano, devido aos efeitos económicos da guerra na Ucrânia e aos apoios pedidos pelas empresas, avança o Jornal de Negócios (ligação indisponível).
A possibilidade foi admitida aos investidores pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP). “As autoridades pretendem atualmente utilizar 2,7 mil milhões de euros em empréstimos” do PRR, mas, “na segunda metade de 2022, podem considerar um montante adicional”, que pode ir “até 2,3 mil milhões de euros”, lê-se nos documentos de apresentação aos investidores da agência que gere a dívida pública. O objetivo do novo pedido, acrescenta, é “reforçar o apoio financeiro às empresas para capitalização” e fomentar projetos de inovação.
O Ministério da Presidência, que tem sob sua alçada o PRR, não desmente a possibilidade de solicitar mais empréstimos até ao final deste ano, recordando, no entanto, que segundo o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, “um Estado-membro pode pedir empréstimos até 31 de agosto de 2023, podendo este ser concedido pela Comissão Europeia até 31 de dezembro de 2023”. Portugal tem ainda direito a mais 11,5 mil milhões de euros em empréstimos da “bazuca” europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo admite recorrer ainda este ano a mais empréstimos da “bazuca”
{{ noCommentsLabel }}