Plano de revitalização da Serra da Estrela é para concluir em até dez anos

  • ECO
  • 25 Agosto 2022

Revitalização da Serra da Estrela terá de ficar concluída entre cinco e dez anos, avança presidente da Câmara de Guarda. Conselho de Ministros deverá aprovar hoje situação de calamidade.

O plano de revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela, na sequência dos prejuízos causados pelos incêndios, é para concluir nos próximos cinco a dez anos, avança o Público. Adicionalmente, a declaração de situação de calamidade na região, reivindicada pelos autarcas, deverá ser aprovada em Conselho de Ministros esta quinta-feira, segundo o jornal.

A declaração de situação de calamidade é pedida pelos autarcas das zonas afetadas em função do fogo de 11 dias que lavrou na região. Segundo fonte envolvida nas negociações, existe uma “vontade maioritária” do executivo decretar a situação de calamidade já esta quinta-feira, de modo a permitir uma “intervenção rápida” na região afetada.

Assim, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira deverá ser conhecida a duração da declaração de situação de calamidade, assim como os critérios dos apoios em preparação para fazer face aos prejuízos. Para o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, a ambição é a de um plano de revitalização variável entre cinco e dez anos, que deve arrancar em setembro. Em causa, desde logo, está a criação de um hub tecnológico pela Universidade da Beira Interior, em conjunto com institutos politécnicos da região.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plano de revitalização da Serra da Estrela é para concluir em até dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião