Ministro do Ambiente apresenta hoje medidas para mitigar aumentos do gás

  • Lusa
  • 25 Agosto 2022

Um dia depois de a EDP Comercial e a Galp anunciarem que vão aumentar os preços do gás a partir de outubro, o ministro Duarte Cordeiro vai revelar medidas de apoio aos consumidores.

O Ministério do Ambiente vai apresentar esta quinta-feira soluções para os consumidores mitigarem os aumentos do gás anunciados na quarta-feira pela EDP e pela Galp, disse à Lusa fonte oficial do ministério. As medidas serão apresentadas pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, numa conferência de imprensa à tarde no Ministério, em Lisboa.

As soluções encontradas para os consumidores fazerem face ao aumento do gás anunciado surgem de um trabalho conjunto com a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), acrescentou a mesma fonte.

A EDP Comercial disse à Lusa na quarta-feira que vai aumentar o preço do gás às famílias em média em 30 euros mensais, a partir de outubro, devido à escalada de preços nos mercados internacionais e após um ano sem atualizações. Segundo a presidente executiva da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, a esse valor acrescem ainda “cinco a sete euros de taxas e impostos”.

A EDP Comercial justificou a decisão com a escalada de preços do gás nos mercados internacionais nos últimos meses, uma situação que foi agravada pela guerra na Ucrânia e as restrições ao abastecimento de gás russo, o que fez também aumentar o preço em outros mercados, como, por exemplo, no gás proveniente da Argélia.

Pouco depois deste anúncio, também a Galp fez saber que vai aumentar os preços do gás natural em outubro, num “valor a indicar brevemente”. Em declarações à Lusa, fonte oficial da companhia, apontou a “volatilidade” e aumento do custo como razões para a atualização.

A Galp tinha atualizado o preço do gás natural em 01 de julho, com um aumento de cerca de 3,60 euros para o escalão mais representativo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro do Ambiente apresenta hoje medidas para mitigar aumentos do gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião