Politécnico de Viana do Castelo investe mais de 15 milhões em novas residências universitárias

Politécnico de Viana do Castelo reforça alojamento com investimento superior a 15 milhões de euros na construção de três novas residências universitárias.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai investir mais de 15 milhões de euros em três novas residências universitárias com 477 camas, avançou a instituição de Ensino Superior Público. “O IPVC, que, a nível nacional, já era uma das instituições de ensino superior com maior número de camas, vai, a curto prazo, quase duplicar a sua oferta de alojamento estudantil a custos acessíveis”, assegura a entidade.

Entre as novas residências está uma de raiz no campus da Praia Norte, em Viana do Castelo, onde está instalada a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e que envolve um investimento de quase 14 milhões de euros. Este projeto prevê a construção de 400 novas camas, ou seja, 160 quartos duplos e todos com casa de banho privativa.

Na prática, são 40 quartos individuais, mais dez adaptados para pessoas com mobilidade condicionada, dez estúdios individuais e dez estúdios duplos. Cantina e bar, centro de saúde e área de fitness são algumas das valências previstas para este espaço.

Para uma segunda residência, desta feita, em Valença, para os alunos da Escola Superior de Ciência Empresariais (ESCE), está previsto um financiamento na ordem dos 1.812.600 euros com 56 camas, ou seja, 24 quartos duplos e mais oito individuais, também todos com casa de banho privativa.

Por fim, a renovação da Escola Primária de Prado, em Melgaço, que será depois uma residência académica da Escola Superior de Desporto e Lazer vai disponibilizar 21 camas — sete quartos duplos, mais seis individuais e um quarto para pessoas com mobilidade condicionada, todos com casa de banho privativa também. A autarquia de Melgaço estima que esta obra, com um custo de 680 mil euros, esteja concluída no final do próximo ano.

Estas duas novas residências resultam de parcerias entre as câmaras municipais de Valença e Melgaço com o IPVC.

O politécnico teve ainda aprovação do PRR de financiamento para o projeto de renovação da residência do seu Centro Académico. Este projeto, que envolve um investimento na ordem dos 1.512.842 euros, contempla, segundo o IPVC, “a reconversão dos quartos de tipologia tripla e quádrupla em tipologia dupla e individual com casa de banho privativa”.

As obras englobam ainda “a renovação de um conjunto adicional de espaços”, como opas, salas de estudo e bares “de modo a assegurar qualidade aos residentes ao nível do seu descanso, higiene, estudo e lazer individual”, conclui o politécnico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Politécnico de Viana do Castelo investe mais de 15 milhões em novas residências universitárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião