Câmara de Braga cumpriu 25,74% das promessas do programa eleitoral num ano

Executivo da Câmara Municipal de Braga já cumpriu 25,74% do programa eleitoral, um ano depois de um novo mandato. O autarca garante ser "a única autarquia" que presta contas ao eleitorado.

Um ano depois de assumir um novo mandato na Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio avança ao ECO/Local Online que já cumpriu 25,74% das promessas do programa eleitoral e apresenta todos os dados, de forma “clara, transparente e voluntária” na plataforma “Cumprir Por Braga”. O social-democrata considera ser a “única autarquia do país que presta contas ao eleitorado, de forma tão exaustiva e quantificada, em termos de cumprimento do programa eleitoral”.

O autarca eleito pela Coligação Juntos Por Braga explica que “a prestação de contas clara e exaustiva, relativa a cada uma das propostas constantes do programa eleitoral, foi uma prática já adotada, de forma pioneira, pela coligação no mandato de 2013-2017, repetida de 2017 a 2021 e que agora é retomada, cumpridos que estão os primeiros 12 meses de mandato autárquico”.

Para Ricardo Rio, é “obrigação” da autarquia “justificar tais opções perante os cidadãos”, justificando que “o exercício de transparência, estímulo à cidadania e responsabilidade política assume uma preocupação com a legibilidade dos dados e o rigor da informação prestada”.

A plataforma http://www.ricardorio.com/disponibiliza um barómetro de cumprimento distribuído por 13 áreas de atuação assim como o cálculo do nível global da concretização do programa que, segundo Ricardo Rio, “ultrapassou no final dos mandatos anteriores as impressivas cifras de 93% (2017) e 85% (2021), respetivamente“.

É a única autarquia do país que presta contas ao eleitorado, de forma tão exaustiva e quantificada, em termos de cumprimento do programa eleitoral.

Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

Na dianteira da concretização das promessas eleitorais, ao longo deste último ano, está com 46,43% de execução a vertente “rasgar fronteiras e afirmar em pleno a marca Braga” que, lê-se no site, consiste nomeadamente em “reforçar a presença de Braga nas redes internacionais assim como “continuar a ter uma posição líder nas instituições regionais e nacionais, como são os exemplos do Eixo Atlântico, da Região Norte, da CIM Cávado e do Quadrilátero Urbano”.

Na lista das promessas a cumprir surge a seguir a área “inovar e reforçar respostas sociais e educativas” com 35,71% de execução, que engloba por exemplo, a dinamização do Hub de Inovação Social, com a criação de programas e projetos relacionados com a inovação social, “potenciando a sua ligação com a InvestBraga”.

O programa de ação da autarquia bracarense abrange ainda a temática “reforçar as políticas de apoio à habitação”, com 34,38% de execução. Neste ponto, o município compromete-se a “continuar a fomentar as políticas de reabilitação, nomeadamente no centro histórico e zona urbana de Braga”. Destaque nesta matéria também para o “financiamento e implementação da Estratégia Local de Habitação. Através do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal [PRR], o município espera desenvolver um ambicioso programa de habitação que resolva os problemas mais prementes das famílias bracarenses no que concerne à habitação”, lê-se na plataforma.

Segue-se depois o domínio “ultrapassar o passado” com 30,56% de execução, sendo um dos objetivos a cumprir o início do processo de reabilitação do Estádio 1.º de Maio.

Outro dos trunfos deste executivo passa por revolucionar a mobilidade com 28,75% de execução que engloba, por exemplo, a implementação do MetroBus em Braga. “Esta será a grande intervenção dos próximos anos e que irá revolucionar o sistema de transportes públicos no nosso concelho”, frisa Ricardo Rio. De acordo com a plataforma, este é um sistema de transporte inovador, de alta qualidade, com veículos sobre pneus que circulam em sítio próprio, tecnicamente conhecido como BRT – BUS Rapid Transit.

Afirmar Braga como Capital de Cultura e liderar nas políticas de sustentabilidade com 26,25% e 23,61% de execução, respetivamente, são mais alguns dos objetivos do caderno a cumprir pelo executivo bracarense.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Braga cumpriu 25,74% das promessas do programa eleitoral num ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião