Presidente da câmara de Braga exige explicações ao Governo sobre Hospital de Braga
Ricardo Rio quer que a ministra da Saúde explique se o Governo quer ou não manter o atual modelo de parceria pública privada no Hospital de Braga. Rio diz que esta é uma opção do Executivo.
As declarações da ministra da Saúde, Marta Temido, dando conta de que o Hospital de Braga que atualmente é gerido através de uma parceria público-privada (PPP) poderá voltar à esfera do Serviço Nacional de Saúde, não convenceram o presidente da câmara de Braga.
Ricardo Rio pede à ministra que “fale claro”. “Temos de perceber se o Governo quer ou não manter o modelo de parceira público privada e se vai ou não lançar um novo concurso para a gestão público-privada do Hospital de Braga”.
O atual contrato termina em agosto de 2019 pelo que não há tempo útil para lançar um concurso público. A ministra, de resto, alega que “o Estado desafiou a atual gestão para continuar a gerir o hospital — nas mesmas condições que vigoram atualmente — e o que nos foi dito é que, perante as condições, não queriam”.
Rio defende, a este propósito, que é necessário chegar a um entendimento com a atual gestão — grupo Mello Saúde — para que esta assegure, “durante o período de transição, a gestão do hospital, até que seja lançado um novo concurso e escolhido um novo parceiro”.
Para Ricardo Rio, “há margem para melhorar o serviço do Hospital, mas a avaliação da câmara, e a minha pessoal, é positiva. As próprias auditorias que foram feitas demonstram que há algum desaproveitamento da infraestrutura mas mais da parte do Estado porque não está a contratualizar”.
De resto, o autarca diz que se o hospital voltar para a esfera do Serviço Nacional de Saúde é “só e exclusivamente por vontade do Estado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente da câmara de Braga exige explicações ao Governo sobre Hospital de Braga
{{ noCommentsLabel }}