Ex-presidente da câmara de Espinho fica em prisão preventiva

  • ECO
  • 14 Janeiro 2023

Miguel Reis vai aguardar os desenvolvimentos da Operação Vórtex em prisão preventiva, determinou neste sábado o Tribunal de Instrução do Porto.

O ex-presidente da câmara de Espinho, Miguel Reis, vai aguardar os desenvolvimentos da Operação Vórtex em prisão preventiva. A decisão foi determinada neste sábado pelo Tribunal de Instrução do Porto, depois de vários dias de interrogatório, segundo a CNN Portugal e a Rádio Renascença.

Miguel Reis foi detido na terça-feira no âmbito da Operação Vórtex devido a acusações de corrupção envolvendo interesses imobiliários. A decisão tomada pelo juiz de instrução corresponde ao pedido feito pelo Ministério Público. O arquiteto, professor e investigador eleito pelo Partido Socialista em 2021 renunciou ao mandato como presidente da câmara de Espinho na quinta-feira. Em sua substituição foi nomeada Maria Manuel Cruz.

O ex-autarca foi ouvido nesse dia, durante quase cinco horas, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, por suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências, revelou fonte judicial.

Também em prisão preventiva ficará o empresário José Pessegueiro, igualmente detido por suspeita de corrupção no âmbito desta operação da Polícia Judiciária. Os outros três arguidos – o chefe da divisão do Urbanismo José Costa, dois outros empresários e um arquiteto – foram libertados na sexta-feira, segundo a agência Lusa.

No entanto, José Costa, chefe da divisão do Urbanismo da autarquia de Espinho, fica suspenso de funções. O empresário Paulo Malafaia fica obrigado ao pagamento de uma caução de 60 mil euros. E João Rodrigues, arquiteto do gabinete JRCP, fica com termo de identidade e residência. Estes arguidos também estão proibidos de contactar entre si e com testemunhas do processo.

(Notícia atualizada às 13h23 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-presidente da câmara de Espinho fica em prisão preventiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião