Requalificação do centro histórico de Oliveira do Hospital entra na última fase

  • Lusa
  • 14 Fevereiro 2023

Já arrancou a última fase das obras de requalificação do centro histórico de Oliveira do Hospital, envolvendo um investimento superior a 1,2 milhões de euros.

A última fase das obras de requalificação do centro histórico de Oliveira do Hospital, cujo investimento ultrapassa 1,2 milhões de euros, já está no terreno. “Queremos revitalizar esta zona do ponto de vista humano, económico e residencial“, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

Em comunicado enviado à agência Lusa, esta autarquia do distrito de Coimbra indicou que já estão a decorrer as obras no Lote A da empreitada de requalificação do centro histórico de Oliveira do Hospital, “considerado como o lote mais desafiante de toda a intervenção“.

Ainda de acordo com o município, “trata-se da última fase da obra para reabilitar, revitalizar e vivificar o outrora coração habitacional da cidade, através das intervenções que visam reforçar a centralidade da zona”.

Queremos revitalizar esta zona do ponto de vista humano, económico e residencial.

José Francisco Rolo

Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A complexidade da empreitada de requalificação do centro histórico de Oliveira do Hospital obrigou à sua divisão e adjudicação em quatro lotes. Trata-se de um investimento que, na sua totalidade, ronda os três milhões de euros, contando com uma comparticipação de 1,7 milhões de euros através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

De acordo com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, as obras nos lotes B, C e D já estão concluídas, decorrendo nos próximos meses a intervenção no derradeiro lote (lote A).

Estas obras terão “inevitavelmente algumas implicações na circulação automóvel e estacionamento”, com os constrangimentos a serem realizados de forma faseada, “para minimizar o transtorno na circulação e na vida quotidiana dos cidadãos e utilizadores”.

O empreendimento “compreenderá algumas alterações na estrutura da praça do largo Conselheiro Cabral Metello, como a disposição dos elementos naturais, o que obrigará à retirada de algumas árvores no espaço intervencionado, que serão substituídas com a plantação de novas espécies arbóreas”, indicou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Requalificação do centro histórico de Oliveira do Hospital entra na última fase

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião