Ex-futebolista de Águeda “pedala” negócio para Moçambique

Projeto em Moçambique marca o início do processo de expansão internacional da Nuno Zamaro Mobility, que quer expandir para outros países africanos de língua oficial portuguesa e no Médio Oriente.

A Nuno Zamaro Mobility, uma empresa de Águeda que atua no setor da mobilidade sustentável, acaba de chegar a Moçambique com o projeto “MOZI – Pedalar nas escolas”. O projeto-piloto, que arrancou na Casa do Gaiato, em Massaca, envolveu 105 crianças. Este país africano marca o início do processo de expansão internacional da empresa portuguesa.

O projeto, que resultou da parceira entre esta empresa do distrito de Aveiro liderada por José Nuno Amaro, que nos anos 1990 foi jogador do SC Braga, Gil Vicente, Desportivo de Chaves, e a moçambicana Mozambikes, tem como objetivo permitir às crianças e jovens o uso da bicicleta.

Para o líder da Nuno Zamaro Mobility, José Nuno Amaro, “esta experiência contribuirá para a promoção do uso da bicicleta junto dos mais novos, servindo como um apoio ao excelente trabalho já desenvolvido pela Mozambikes, contando já com mais de 75 mil bicicletas entregues à população moçambicana”.

Depois de Moçambique, o objetivo é alargar este projeto a outros países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e ao Médio Oriente. “Até junho vamos lançar o projeto-piloto no Médio Oriente. Vamos trabalhar entre a Arábia Saudita, o Qatar e o Dubai”, especificou José Nuno Amaro, em declarações ao ECO.

Até junho vamos lançar o projeto-piloto no Médio Oriente. Vamos trabalhar entre a Arábia Saudita, o Qatar e o Dubai.

José Nuno Amaro

CEO da Nuno Zamaro Mobility

O objetivo da Nuno Zamaro Mobility e da Mozambikes, fundada pelo também português Rui Mesquita, passa por desenvolver dois projetos-pilotos — PréPOP PALOP e PréPOP World — que serão depois replicados no resto do país. Posteriormente, os projetos podem estender-se a todos os países africanos de língua portuguesa.

De acordo com o líder da empresa aguedense, as iniciativas serão “sempre ajustadas à realidade de cada país, como um suporte para a construção de uma sociedade mais sustentável e amiga do ambiente a partir do uso da bicicleta.”

O projeto POP e o PréPOP, designação para Programa Operacional Pedalar nas variantes Pré-escolar e 1º e 2º ciclo, que está alocado a Portugal, abrangeu um universo de quase 12 mil alunos de Albergaria a Velha, Viseu, Vila Nova de Poiares, Mealhada, Lagos e as freguesias de Aradas e Esgueira no concelho de Aveiro. “É o projeto português privado com o maior número de crianças associadas”, realça o fundador da Nuno Zamaro Mobility.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-futebolista de Águeda “pedala” negócio para Moçambique

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião