Escolas vão receber bicicletas para ensinar crianças a pedalar

Primeiras bicicletas e capacetes do projeto "Desporto Escolar sobre rodas" vão chegar a 256 escolas públicas com 2.º ciclo do ensino básico, para que todas as crianças aprendam a pedalar.

Mais de duas centenas de escolas públicas preparam-se para receber as primeiras bicicletas do projeto “Desporto Escolar sobre rodas”, que vai entregar estes veículos e capacetes às escolas com 2.º ciclo do ensino básico, “de forma faseada”, até 2024. O objetivo é ensinar as crianças a pedalar.

O projeto insere-se no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável. Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é apresentado como uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que falam na “urgente necessidade de mudança de comportamentos da população escolar para a mobilidade sustentável e responsável”.

“Cada estabelecimento de ensino receberá dois kits de material velocipédico”, informa o Governo num comunicado, que incluem dez bicicletas e dez capacetes. “Os 259 estabelecimentos de ensino que irão receber estes kits já em 2022 foram já informados sobre a entrega do material velocipédico e os procedimentos específicos a adotar”, lê-se na mesma nota.

De acordo com o Ministério da Educação, têm sido criadas, “de forma transversal, as condições de suporte” para o projeto “ser desenvolvido dentro das escolas, por professores qualificados, num trabalho regular e semanal, com um modelo pedagógico de âmbito nacional”. O modelo assenta em três pilares: “saber andar de bicicleta”, educação rodoviária e educação para a cidadania.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escolas vão receber bicicletas para ensinar crianças a pedalar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião