Amas vão receber subsídio mensal de 88 euros por criança para alimentação

Para garantir uma alimentação "saudável e equilibrada das crianças", as amas integradas no Instituto da Segurança Social vão receber um subsídio mensal de 88 euros por criança.

O Governo decidiu atribuir um subsídio mensal de 88 euros por criança às amas integradas no Instituto da Segurança Social, para assegurar uma alimentação “saudável e equilibrada”. A medida foi publicada esta segunda-feira em Diário da República é uma das concretizações da gratuitidade das creches e creches familiares, integradas no sistema de cooperação.

“No âmbito do exercício da atividade de ama, deverá ser assegurada uma alimentação saudável e equilibrada das crianças, garantindo as condições de higiene e segurança alimentar na preparação dos alimentos”, sublinha o despacho assinado pelos secretários de Estado da Segurança Social, Gabriel Gameiro Rodrigues Bastos, e da Inclusão, Ana Sofia Pedroso Lopes Antunes, e que entra em vigor esta terça-feira.

Por isso, “o valor do subsídio mensal a atribuir às amas por cada criança que se encontre ao seu cuidado é fixado em 88 euros”, detalha o documento. Um valor que é pago pelo Instituto da Segurança Social diretamente às amas.

No entanto, a compra e confeção da alimentação das crianças “tem de ocorrer nos momentos em que as amas não se encontrem a prestar cuidados diretos às crianças“.

Para as famílias que preferem levar a alimentação das crianças, então o custo fica a seu cargo e as amas não têm direito a subsídio referente a essas crianças em particular.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amas vão receber subsídio mensal de 88 euros por criança para alimentação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião