Programa U-Bike distribuiu 2.249 bicicletas após investimento de 4,48 milhões

  • Lusa
  • 25 Outubro 2022

O programa U-Bike teve um investimento de 4,48 milhões de euros, dos quais cerca de 79% foi proveniente de fundos europeus.

O programa U-Bike, com um investimento de 4,48 milhões de euros, dos quais 3,55 provenientes de fundos europeus, permitiu distribuir 2.249 bicicletas por várias universidades e politécnicos do país, anunciou esta terça-feira o Ministério do Ambiente.

De acordo com uma nota de imprensa do ministério, “Leiria, Beja, Évora, Beira Interior, Aveiro, Viana do Castelo, Bragança, Lisboa (IST – Instituto Superior Técnicos), Porto (Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto), Cávado e Ave e Vila Real foram os centros de ensino superior beneficiários do U-Bike“.

“Segundo dados provisórios, a comunidade escolar dos 12 centros de ensino superior beneficiários deste programa realizou 1,65 milhões de quilómetros de percursos”, pode ler-se na nota de imprensa hoje enviada às redações. O secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, participou esta terça, em Aveiro, na cerimónia de encerramento do programa, que teve “um investimento total de 4,48 milhões de euros, comparticipado em 3,55 milhões de euros pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR)”.

Na nota, o ministério assinala a existência de duas estratégias de mobilidade ativa, a ciclável e a pedonal, a última das quais aprovada pelo Governo em setembro deste ano. Segundo Jorge Delgado, ambas “são compostas por um conjunto ambicioso e abrangente de medidas de sensibilização e de capacitação, de requalificação de infraestruturas, de revisão de normas e regulamentos e de definição e atribuição de incentivos”.

No dia 22 de setembro, a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal 2030 (ENMAP) foi aprovada na generalidade e foi para consulta pública, esperando Jorge Delgado que seja definitivamente aprovada até ao fim do ano. De acordo com o portal ConsultaLEX, a ENMAP estará em consulta pública até ao dia 11 de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa U-Bike distribuiu 2.249 bicicletas após investimento de 4,48 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião