Obras da linha circular do Metro de Lisboa suspendem ligação entre Campo Grande e Cidade Universitária

  • ECO
  • 12 Abril 2023

Moradores de Telheiras vão ficar mais de dois meses e meio sem acesso ao Metro de Lisboa durante vários períodos. Operação será reforçada com autocarros da Carris e outras transportadoras.

A construção dos novos viadutos na zona do Campo Grande vai suspender a circulação do Metro de Lisboa, na linha amarela, entre as estações do Campo Grande e da Cidade Universitária, e também afetar a linha verde. As limitações vão ocorrer entre 15 de abril e 7 de julho, durante várias fases. Os moradores em Telheiras serão os principais afetados pela empreitada relativa à linha circular, refere o Público.

A ligação entre as estações do Campo Grande e da Cidade Universitária será suspensa entre 2 de maio e 7 de julho, deixando a linha amarela do Metro de Lisboa a funcionar em dois troços independentes: Rato-Cidade Universitária e Campo Grande-Odivelas – este último terá apenas comboios com três carruagens. A estação de Telheiras estará encerrada entre 15 e 26 de abril e entre 2 de maio e 7 de julho. Entre 2 de maio e 7 de julho também estará cortada a circulação entre o Campo Grande e a Cidade Universitária. Antes disso, no fim de semana de 29 e 30 de abril, não haverá comboios a circular entre o Campo Grande e o Rato. Serão disponibilizados autocarros da Carris e de outras empresas como meio alternativo de transporte.

Com a linha circular, o Metro de Lisboa vai fazer comboios diretos entre o Rato e o Cais do Sodré, com novas estações em Santos e na Estrela, e assim criar uma nova linha verde interligada. Os trabalhos deverão terminar entre o final de 2023 e início de 2024, e a nova linha está prevista abrir ao público no último trimestre de 2024. Quando foi inicialmente apresentado, em 2017, o plano previa concluir os trabalhos até ao final de 2021. A linha circular tem gerado polémica porque o novo modelo de exploração implica transbordos para os residentes na zona norte de Lisboa: por exemplo, se quiser deslocar-se de Odivelas para o Marquês de Pombal, terá de mudar de linha na estação do Campo Grande. A construção da linha circular vai custar 331.429.066 euros, mais 121,2 milhões de euros do que inicialmente previsto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Obras da linha circular do Metro de Lisboa suspendem ligação entre Campo Grande e Cidade Universitária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião