Aveiro distingue-se com empresas de crescimento acelerado nos negócios e emprego

  • Lusa
  • 20 Abril 2023

A região de Aveiro é, pelo quarto ano consecutivo, a sub-região com maior número de empresas "Gazela". O número de empresas aumentou face ao ano de 2021, passando de 18 para 24 em 2022.

A região de Aveiro detém o maior número de empresas do Centro do País com crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios (empresas Gazela), informou esta quinta-feira em comunicado a Comissão de Desenvolvimento Regional.

De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro é, pelo quarto ano consecutivo, a sub-região com maior número de empresas “Gazela”.

Denominadas como empresas “Gazela”, são contabilizadas pela CCDRC 104 empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios, sendo 24 localizadas nos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Destas, seis localizam-se em Aveiro, cinco em Ovar, quatro em Águeda, três em Vagos, duas em Ílhavo.

Em Albergaria-a-Velha, Estarreja, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga estão instaladas também empresas Gazela, sendo uma em cada um desses municípios.

De acordo com os apuramentos efetuados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, o número de empresas Gazela identificadas na Região de Aveiro aumentou face ao ano de 2021, passando de 18 para 24 empresas em 2022.

“Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos postos de trabalho, tendo aumentado as pessoas ao serviço entre 2018 e 2021, passando de 385 trabalhadores para 887 trabalhadores na Região de Aveiro”, refere o comunicado.

O volume de negócios dessas 24 empresas cresceu cerca de seis vezes entre 2018 e 2021, tendo faturado 14,1 milhões de euros em 2018 e 90,2 milhões de euros em 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aveiro distingue-se com empresas de crescimento acelerado nos negócios e emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião