Empresa de Braga propõe construção “à prova” de inflação e taxas de juros

Através da Blufab, unidade de construção off-site visitada pelo primeiro-ministro, a Casais está a incorporar soluções industriais em hotéis, habitações de custos controlados e residências estudantis.

A Blufab, unidade de construção off-site da bracarense Casais que recebeu esta quarta-feira de manhã a visita do primeiro-ministro, mostrou a António Costa um novo modelo na indústria que “reduz a exposição à inflação e ao impacto das taxas de juros”.

A solução encontrada pelo histórico grupo minhoto permite ainda mitigar a escassez de matérias-primas e de mão-de-obra do setor, ao mesmo tempo que contribui para a redução do prazo de licenciamento dos projetos e da construção em 50%.

De acordo com a informação partilhada pela empresa, este modelo de construção off-site tem a particularidade de reduzir a pegada de carbono em mais de 60%, pelo uso de madeira de engenharia e usar apenas um terço do betão de um edifício tradicional.

“O futuro da construção passa pela criação de valor sustentado, onde os edifícios são capital económico, ambiental e até social”, destaca António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais. Para o gestor, a inovação no setor da construção “deixou de ser opcional” e passou a ser uma “realidade obrigatória e essencial” para o crescimento das empresas.

O responsável empresarial minhoto destaca, por outro lado, citado no mesmo comunicado enviado às redações, que este grupo familiar tem feito “um grande esforço para desenvolver e incorporar soluções industriais nas habitações de custos controlados e nas residências de estudantes”.

É que esta industrialização off-site permite estandardizar e repetir os processos. Além disso, adotando o Building Information Modeling (BIM) na base dos processos digitais, desenvolveu modelos de projeto técnico “facilmente adaptáveis e utilizáveis por outras empresas de construção, engenheiros e arquitetos”, que, assim, os podem adaptar e utilizar em projetos similares noutros municípios.

Novo hotel em Guimarães com parceria austríaca

Um exemplo deste tipo de construção sustentável é o Hotel B&B em Guimarães, construído pela Casais, que é apresentado como o primeiro edifício de construção híbrida na Península Ibérica. Para o grupo, este tipo de construção é “um exemplo de equilíbrio entre produtividade, pessoas e planeta — e o primeiro a usar um biomaterial que armazena carbono numa filosofia de economia circular”.

Liderado por António Carlos Rodrigues, o grupo bracarense tornou-se acionista da Cree Holdings, uma construtora de madeira austríaca que ajudou a construir, por exemplo, este novo hotel em Guimarães. O grupo Casais passou a ser o terceiro acionista desta sociedade, em conjunto com os grupos Zech e Rhomberg.

Fundada há 65 anos, a Casais apresenta-se como uma das maiores empresas do setor da construção em Portugal, mantendo o cariz familiar. Em 1994, o Grupo Casais deu início ao processo de internacionalização, na Alemanha. Atualmente, opera em 17 países e conta com um volume de negócios de mais de 682 milhões de euros, sendo os mercados internacionais responsáveis por 440 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa de Braga propõe construção “à prova” de inflação e taxas de juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião