Transfradelos instala central termoelétrica a biomassa florestal em Famalicão

A central termoelétrica vai ser instalada na PA Biomassa, empresa do grupo Transfradelos, alimentando cerca de 2.000 habitações nas freguesias de Fradelos e Balazar.

O grupo Transfradelos, que integra empresas que vão desde os transportes rodoviários a fábricas de pellets, apostou na construção da segunda unidade de produção de energia elétrica a partir de biomassa florestal na PA Biomassa, empresa que pertence ao grupo de Famalicão. A central, que utiliza como combustível os resíduos provenientes da limpeza das florestas, vai permitir alimentar cerca de duas mil habitações, aumentando a eficiência energética da rede pública nas freguesias de Fradelos e Balazar.

Com uma capacidade de produção elétrica nominal de 14,7 MW, uma característica importante deste sistema, afirma a empresa fornecedora deste sistema, é o facto de poder produzir energia elétrica durante 365 dias por ano, ao contrário dos painéis fotovoltaicos ou da energia eólica, que só funcionam quando existe sol ou vento. Nesta central é possível produzir energia quando é necessário.

Este sistema inclui a caldeira de recuperação aquatubular, com uma capacidade de produção de vapor de 27500 kg/h a 62 bar, à temperatura de 486ºC, e demais equipamentos tais como economizador, multiciclone, filtro de mangas e chaminé. Entrará em funcionamento em meados deste ano.

A Energest – Engenharia e Sistemas de Energia foi a empresa escolhida pela Transfradelos, para desenvolver o projeto, a construção e a instalação da primeira fase do sistema gerador de vapor da nova central termoelétrica a biomassa florestal.

Este não é o primeiro projeto que o grupo Transfradelos contrata à Energest. A empresa localizada na Maia foi responsável pela construção do sistema gerador de vapor de uma outra central térmica a biomassa florestal. Entrou em funcionamento em 2016 na empresa Probiomass, localizada em Corga de Fradelos, em Vila Nova de Famalicão.

De acordo com a Energest, o grupo de Famalicão adquiriu a Probiomass ao Grupo Proef e ficou com a licença de construção e exploração de uma central termoelétrica a biomassa florestal com possibilidade de injeção na rede até 11 MW.

“A Probiomass tem, como todas as demais indústrias do setor energético, necessidade de assistência contínua e especializada, algo que a Energest tem garantido. A Energest tem sido essencial ao correto funcionamento da central e à manutenção dos equipamentos. Tendo sido já pertinente e essencial no projeto anterior de características semelhantes, a Energest foi a escolha óbvia para a construção da segunda unidade de produção de energia elétrica a partir de biomassa florestal na PA Biomassa”, comenta Jorge Ferraz, do grupo Transfradelos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transfradelos instala central termoelétrica a biomassa florestal em Famalicão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião