BRANDS' Local Online Câmara de Lisboa assinala os 25 anos da Expo ‘98

  • BRANDS'Local Online
  • 22 Maio 2023

A CML assinala, hoje, os 25 anos da abertura da Exposição Mundial de Lisboa com um conjunto de iniciativas, em que se destacam algumas de evocação do principal criador, António Mega Ferreira.

Na sequência de deliberação tomada há dias em reunião de vereação, o presidente da Câmara inaugura, às 19 horas, a Rua António Mega Ferreira, uma via paralela à Estação do Oriente ligando as Avenidas de Berlim e de Pádua, na freguesia do Parque das Nações.

De seguida, será igualmente assinado um Memorando de Entendimento entre os herdeiros de António Mega Ferreira, a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia do Parque das Nações e a Universidade de Lisboa para a instalação no Pavilhão de Portugal da Biblioteca António Mega Ferreira e do Centro de Interpretação do Parque das Nações.

Esta assinatura resulta da vontade manifestada pelo escritor e comissário da Expo ’98 de doar à cidade a sua biblioteca pessoal com 25 mil volumes, a qual deverá ser agora acrescentada de outras obras sobre mares e oceanos e sobre urbanismo e território, os dois pilares do projeto concretizado há 25 anos na zona oriental de Lisboa.

Ao mesmo tempo, serão dados os primeiros passos para a instalação no edifício projetado por Álvaro Siza Vieira de um Centro de Interpretação – previsto no protocolo de cedência do Pavilhão de Portugal pelo Estado à Universidade de Lisboa – que possa mostrar aos visitantes a enorme transformação urbana e ambiental daquele território. A assinatura está prevista para as 19h30, sob a pala do Pavilhão de Portugal, junto ao qual será também inaugurada uma exposição de fotografias de Luís Pavão sobre o Parque das Nações, organizada pelo Arquivo Fotográfico Municipal.

“A minha Lisboa, o Castelo, o Tejo e Tudo” é o título de um livro de textos da autoria de António Mega Ferreira sobre a sua relação com a capital e que também será lançado hoje, pelas 20h15, no Teatro Camões. Obra editada pela EGEAC/Castelo de S. Jorge, resulta de um conjunto de conversas de António Mega Ferreira sobre os seus espaços de eleição na cidade em que nasceu. O livro conta com fotografias de Kenton Thatcher alusivas precisamente a esses lugares.

O dia terminará às 21 horas com um espetáculo de evocação de António Mega Ferreira, organizado por um grupo de amigos no Teatro Camões. “António Mega Ferreira – Todas as Cores nas tuas Mãos” é o título desta iniciativa, que terá a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo maestro Pedro Neves, de Teresa Salgueiro e Mafalda Veiga, e contará com a leitura de vários textos da autoria de Mega Ferreira.

A Expo ’98 abriu as suas portas ao público no dia 22 de Maio de 1998, tendo sido visitada por cerca de 11 milhões de visitantes, tendo tido a participação recorde de 160 países e organizações internacionais. Ao mesmo tempo, desencadeou um programa urbano multifuncional que veio a dar origem à freguesia do Parque das Nações onde vivem e trabalham dezenas de milhares de pessoas, no que constitui um verdadeiro “case study” neste tipo de eventos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Lisboa assinala os 25 anos da Expo ‘98

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião