Seis multinacionais vão criar 500 empregos em Braga até 2024

"Alto potencial" e existência de "talentos de alto calibre" são razões de sobra para seis multinacionais e tecnológicas criarem 500 empregos em Braga até 2024.

O presidente da Câmara Municipal de Braga anunciou que, até 2024, vão instalar-se no concelho mais seis multinacionais, que vão criar 500 empregos. É o caso da britânica PTW (Pole To Win) — que atua na indústria dos jogos –, do grupo espanhol Cibernos, da sueca Obducat ou da norueguesa Cegal e da Nestlé Business Services.

“Analisámos várias localizações para expandir a nossa área de serviços na Europa, mas acabámos por selecionar Braga devido ao enorme potencial que vemos na região“, afirma o CEO da PTW, Deborah Kirkham, citado no site da empresa. “Portugal tem uma reserva de talentos de alto calibre e uma indústria de jogo florescente, ambos requisitos para aumentar as nossas operações e servir os nossos clientes de classe mundial”, completa o responsável.

A atuar na indústria de jogos, a PTW prevê instalar-se em Braga ainda este verão, num espaço com 500 metros quadrados e “também oferecerá trabalho remoto para outros serviços que disponibiliza, incluindo suporte ao jogador”, detalha a empresa tecnológica.

A abertura desta delegação da PTW em Braga, com a qual passa a estar presente em 13 países com um total de 2.800 funcionários, encaixa nos objetivos da autarquia de atrair investimento, criar mais emprego — a britânica vai criar 60 postos de trabalho –, e colocar o concelho minhoto no epicentro da tecnologia.

Portugal tem uma reserva de talentos de alto calibre e uma indústria de jogo florescente, ambos requisitos para aumentar as nossas operações.

Deborah Kirkham

CEO da PTW

No caso do grupo espanhol Cibernos, que atua há mais de 50 anos no mercado tecnológico e é descrito como “perito em transformação digital”, a nova operação em Braga deverá criar uma centena de postos de trabalho. O mesmo número que a Nestlé Business Services prevê ter com a expansão para a capital minhota. Está ainda na calha a instalação de uma outra Global Business Services, mas japonesa, cujo nome ainda não foi revelado.

Durante a Semana da Economia de Braga, Ricardo Rio salientou que a vinda destas multinacionais vem responder à intenção de “colocar Braga no radar internacional do investimento“. Uma das premissas da InvestBraga, criada há nove anos, a par do desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação na cidade.

Braga é hoje um dos grandes motores da economia nacional. Em 2022 ocupou o quarto lugar dos concelhos mais exportadores.

Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

O autarca social-democrata deu ainda conta da descida do desemprego no concelho, que passou de 14,7% em 2014, para 5,6% em abril de 2023. Descrevendo Braga como “um dos grandes motores da economia nacional” e posicionando-a no quarto lugar dos concelhos mais exportadores — incluindo a APTIV, que tem sede em Lisboa, mas a fábrica situa-se no Minho –, com exportações no valor de 2,5 mil milhões de euros em 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seis multinacionais vão criar 500 empregos em Braga até 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião