Investigação e transferência de tecnologia dominam Semana da Economia de Braga

Evento junta dezenas de empresários, empreendedores e especialistas para debater o impacto da inteligência artificial na competitividade das empresas e o papel do hidrogénio na transição energética.

Sob a temática da “Investigação e Transferência de Tecnologia”, a 6.ª edição da Semana de Economia de Braga vai colocar a cidade minhota no epicentro do empreendedorismo e da inovação, a partir desta segunda-feira e até 26 de maio. O evento junta dezenas de empresários, empreendedores e especialistas em torno do impacto da inteligência artificial na competitividade das empresas e do papel do hidrogénio na transição energética.

“É já um marco assinalável na vida económica do concelho, permitindo mostrar ao país e ao mundo a aposta que Braga faz em setores como o empreendedorismo, o conhecimento, a inovação e os resultados alcançados”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, organizadoras do evento.

Em destaque estarão o impacto da inteligência artificial na competitividade das empresas e o papel do hidrogénio na transição energética, que o social-democrata Ricardo Rio descreve como “temas bastantes prementes e nos quais Braga quer estar na linha da frente”.

É já um marco assinalável na vida económica do concelho, permitindo mostrar ao país e ao mundo a aposta que Braga faz em setores como o empreendedorismo, o conhecimento, a inovação e os resultados alcançados.

Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

Esta 6.ª edição, que decorre no Altice Forum Braga, vai começar com uma agenda dedicada aos embaixadores empresariais, aos parceiros da InvestBraga e com uma visita institucional ao Grupo BMcar, com a presença do autarca bracarense.

Um dos momentos altos da semana será o “Fórum Económico – Investigação e Transferência de Tecnologia: o impacto da Inteligência Artificial na Competitividade das Empresas”, moderado pelo diretor do ECO, António Costa. O debate junta à mesma mesa o vice-presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Rafael Campos Pereira, o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação (ANI), António Bárbara Grilo, e a presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Madalena Alves.

Também participam nesta conferência o presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, Luís Paulo Reis, o coordenador do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes, Paulo Novais, e Jorge Pereira, Principal Scientific Officer na Comissão Europeia. O secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, encerra o debate.

Startup Braga já captou mais de 430 milhões

Outro dos destaques será a conferência sobre o crescimento económico de Braga, que ficará a cargo de Ricardo Rio. Em nove anos, a Startup Braga já captou mais de 430 milhões de euros de investimento. E viu no ano passado a sua comunidade reforçada com mais 14 startups, face a 2021, contando agora com uma rede de cerca de 185 empresas tecnológicas emergentes.

O hub de inovação da InvestBraga também atraiu mais investidores nacionais e internacionais, em 2022, o que resultou na captação de cerca de 25 milhões de euros por parte da comunidade, segundo os dados oficiais disponibilizados por esta entidade.

Em destaque nesta programação estará ainda a apresentação do Pacto para a Empregabilidade do concelho de Braga. O programa Go To Labour, lançado pela Associação Empresarial do Minho (AEMinho), visa “promover a aproximação dos estudantes e futuros trabalhadores ao mercado de trabalho, articulando juntamente com os estabelecimentos de ensino superior da região uma sessão de uma hora com um dirigente da associação ou um empresário”. Num “formato simples e descomplicado”, esta será uma talk sobre as expectativas do mercado em relação aos futuros trabalhadores, descreve a associação liderada por Ricardo Costa.

No mesmo dia vai acontecer a conferência “Transferência Tecnológica para as Empresas da Construção”, numa iniciativa do Grupo Casais e Fundação Mestre Casais. Vão participar Luís Simões da Silva, professor catedrático de Engenharia Civil na Universidade de Coimbra; Helena Silva, chief technology officer do CEiiA; Marco Sousa, diretor do Gabinete de Propriedade Intelectual (Patentes) da TecMinho; José Oliveira, Innovation Proiects Coordinator da Bosch; e António Carlos Rodrigues, CEO Grupo Casais.

António Carlos Rodrigues, CEO da Casais

No dia seguinte, a conferência “O impacto da Inteligência Artificial no Conhecimento”, com o administrador Executivo da InvestBraga, Carlos Silva, vai contar com Jorge Portugal, da direção da COTEC; Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves; Alcino Lavrador, general manager da Altice Labs; e Marco António Costa, da Microsoft.

Da agenda consta ainda uma sessão de formação “Inteligência Artificial com Power BI | Business Intelligence”, numa iniciativa Microsoft Power BI, no âmbito do Ano Europeu das Competências.

A Semana da Economia de Braga encerra com o debate em torno das temáticas “Hidrogénio: A Visão da Academia”, o “Hidrogénio: A Visão da Indústria”, e “Oportunidades de Financiamento para a Produção de Hidrogénio“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investigação e transferência de tecnologia dominam Semana da Economia de Braga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião