Empresa de Braga tira peso à cadeira de rodas para deslizar na exportação

A bracarense Multihortos pretende lançar a nova cadeira de rodas com a marca própria Nomic e passar a fabricá-la. Espanha, França, Itália e Inglaterra estão na mira da empresa.

Foi na cidade de Braga que nasceu uma das cadeiras de rodas mais leves do mundo. Depois de dois anos e meio de desenvolvimento, a empresa Multiorthos, em parceria com o centro de inovação da Fibrenamics, criou uma cadeira de rodas que pesa menos 15 quilos do que as convencionais. O objetivo da empresa bracarense é que a cadeira seja a porta de entrada para os mercados da exportação.

A Multiorthos pretende lançar a nova cadeira de rodas com a marca própria Nomic entre o segundo semestre deste ano e o início de 2024. Depois de consolidada no mercado nacional, o objetivo passa pela exportação. “A ideia inicial é vender a cadeira em Portugal, mas o mercado de exportação é um dos nossos objetivos a médio prazo“, adianta ao ECO o presidente, Miguel Barbosa. Espanha, França, Itália e Inglaterra são os destinos na mira da empresa minhota.

Miguel Barbosa, CEO da Multiorthos

Miguel Barbosa refere, por outro lado, que o grande objetivo passa por conseguir produzir a cadeira. “No final do projeto queremos ter um produto pronto a comercializar e que consigamos fazer. Não queremos vender os direitos dessa cadeira a outra empresa”, relata o dono da empresa fundada em 2007, que emprega 17 pessoas e no ano passado faturou à volta de dois milhões de euros.

“O próximo grande projeto, que é tão ou mais complexo que o desenvolvimento da cadeira, é passarmos para a industrialização. Nós não somos uma empresa que fabrica cadeiras, não é nosso core business. Queremos transformar a nossa capacidade produtiva para conseguirmos produzir a nossa própria cadeira. Queremos que este projeto concluído agora não fique na gaveta, evidencia o gestor.

Queremos transformar a nossa capacidade produtiva para conseguirmos produzir a nossa própria cadeira. Queremos que este projeto que concluímos agora não fique na gaveta.

Miguel Barbosa

CEO da Multiorthos

Apesar de ter sido inicialmente anunciada pela Fibrenamics como a “cadeira de rodas mais leve do mundo“, Miguel Barbosa, CEO da Multiorthos, corrige ao ECO que “chamar-lhe cadeira de rodas é muito vago”, destacando antes o “chassi de posicionamento com basculação”. O líder da empresa contrapõe que, analisado o mercado e em comparação com outras marcas, “este chassi é o mais leve de todos”.

O CEO da Multiorthos indica que a cadeira de rodas pesa cerca de 10 quilos, graças ao uso de fibra de carbono. Já as cadeiras convencionais pesam cerca de 25 quilos e são construídas a partir de materiais metálicos, frisa. Depois de testado o protótipo, o próximo passo é a homologação da cadeira de rodas.

A cadeira de rodas nasceu de uma parceria entre a Multiorthos e o centro de inovação da FibrenamicsMultihortos

Este projeto de colaboração, sublinha, por outo lado, a Fibrenamics, centro de inovação da Universidade do Minho, “representa um passo significativo no desenvolvimento de cadeiras de rodas leves e personalizadas, satisfazendo as necessidades dos utilizadores de longa duração, ao mesmo tempo que melhora a qualidade de vida”.

Esta nova geração de cadeira de rodas foi projetada especificamente para crianças com paralisia cerebral. O público-alvo são utilizadores de longa duração passivos. Miguel Barbosa detalha que “quem usa este tipo de cadeiras é empurrado por alguém, logo tem de ter características especificas”, explica o líder da Multiorthos.

O sistema de posicionamento permite a adaptação personalizada às características fisionómicas dos utilizadores, diminuindo o risco de úlceras de pressão. Já as almofadas e encostos ergonómicos foram projetados para redistribuir o corpo do utilizador sobre as superfícies, reduzindo a fadiga e proporcionando um maior conforto, de acordo com um comunicado da Fibrenamics.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa de Braga tira peso à cadeira de rodas para deslizar na exportação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião