Efacec participa em projeto fotovoltaico em Espanha para iluminar 120 mil famílias
Norueguesa Statkraft, que na semana passada anunciou a entrada no mercado português, através do Ribatejo, vai integrar um transformador da Efacec num projeto fotovoltaico em Cádis, em Espanha.
A Efacec foi escolhida pela empresa norueguesa de renováveis Statkraft para participar num projeto fotovoltaico na região espanhola de Cádis, através do fornecimento de um transformador de potência 200MVA 132/30 kV.
Em comunicado, a empresa portuguesa em processo de reprivatização, anuncia que forneceu à norueguesa Statkraft, líder em energia hidroelétrica e a maior geradora de energias renováveis da Europa, um transformador de potência de 200MVA 132/30 kV, integrado nas quatro centrais fotovoltaicas instaladas em Cádis, designadamente em Jerez de la Frontera – San José del Valle”.
Estas centrais produzem energia limpa que “pode ser fornecida a 120.000 famílias, representando um aumento de 14% da energia renovável para a produção de eletricidade na região andaluza“, indica a Efacec, sem revelar o valor do contrato.
“Este é mais um projeto relevante que a Efacec desenvolve no mercado espanhol, no qual está presente há mais de 20 anos”, sublinha Michael Silva, administrador da Efacec com o pelouro comercial, assinalando que “a empresa tem sido responsável por contratos emblemáticos com as principais operadoras, contribuindo para a produção de energia renovável, evitando a emissão de gases nocivos e apoiando a transição energética sustentável”.
Citado no comunicado, Carlos Rojas, head of procurement da Statkraft no sul da Europa, afirma: “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Efacec no âmbito dos projetos que construímos no sul de Espanha e que, atualmente, já fornecem energia limpa e autóctone a 120.000 lares. Depois desta experiência, estamos confiantes de que vamos continuar a trabalhar em conjunto para impulsionar a transição energética através dos nossos projetos renováveis, tanto em Espanha, como em Portugal”.
Com 5.300 funcionários em 21 países, a Statkraft apresenta-se como a maior produtora europeia de energia renovável. Na semana passada, anunciou a sua entrada no mercado português com a aquisição da produção de eletricidade de três centrais solares fotovoltaicas da NextEnergy Capital, que estão em construção no Ribatejo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Efacec participa em projeto fotovoltaico em Espanha para iluminar 120 mil famílias
{{ noCommentsLabel }}