Tâmega e Sousa cria Espaço Empresa para servir 11 concelhos da região

Instalado na sede da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, em Penafiel, este novo serviço promete responder às necessidades das empresas e dos empresários "em tempo útil e ajustado".

A região do Douro, Tâmega e Sousa vai passar a ter um serviço de apoio às empresas destinado a apoiar quem tem ou quer abrir um negócio num dos 11 concelhos desta região: Paços de Ferreira, Felgueiras, Celorico de Bastos, Lousada, Amarante, Penafiel, Marco de Canaveses, Baião, Resende, Castelo de Paiva e Cinfães.

Esta nova valência, designada de Espaço Empresa do Douro, Tâmega e Sousa, que está prestes a entrar em funcionamento e que será inaugurada pelo ministro da Economia, António Costa Silva, estará instalado na sede da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, em Penafiel.

Com a premissa “o apoio certo no lugar certo”, o Espaço Empresa disponibiliza aos empresários — num espaço único e através de atendimento presencial, telefónico e online — um conjunto alargado de informação para permitir responder às necessidades das empresas e dos empresários “em tempo útil e ajustado”.

“O Espaço Empresa do Douro, Tâmega e Sousa constituirá, por isso, uma mais-valia para os atuais e futuros empresários da região em termos de proximidade e de acompanhamento especializado em todas as fases do investimento empresarial”, destaca a CIM do Tâmega e Sousa, que é liderada por Pedro Machado.

O Espaço Empresa do Douro, Tâmega e Sousa constituirá uma mais-valia para os atuais e futuros empresários da região em termos de proximidade e de acompanhamento especializado em todas as fases do investimento empresarial.

Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa

Trata-se de um balcão de atendimento integrado, destinado a facultar aos empresários da região serviços de informação, aconselhamento e acompanhamento inerentes ao exercício de uma atividade económica e ao ciclo de vida da empresa, fazendo a articulação direta com os serviços da administração pública central e local com intervenção nestes processos.

Serviços disponibilizados aos empresários:

  • Disponibilização de informação técnica sobre mercados e instrumentos financeiros de apoio à internacionalização:
  • Assistência na formulação de estratégias de abordagem a mercados internacionais;
  • Apoio na identificação de soluções integradas de financiamento e incentivos para os negócios;
  • Agilização dos processos empresariais e concretização de novos investimentos, através da intermediação e facilitação institucional com entidades da administração pública e outros parceiros;
  • Apoio às empresas no acesso ao território e ao exercício da atividade económica;
  • Disponibilização de atendimento assistido à realização de serviços eletrónicos associados às formalidades empresariais;
  • Promoção de transferência de conhecimento através de intermediação com as entidades da ID&T;

A criação deste espaço tem como objetivo minimizar o esforço dos empresários no acesso à informação e na interação com mais de 40 entidades nacionais, como a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Agência Nacional de Inovação (ANI), a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).

A instalação do Espaço Empresa do Douro, Tâmega e Sousa surge na sequência de um protocolo firmado entre a CIM do Tâmega e Sousa, o IAPMEI, a AMA e a AICEP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tâmega e Sousa cria Espaço Empresa para servir 11 concelhos da região

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião