Rússia diz que deteve ucranianos que atacaram centrais nucleares

  • Lusa
  • 25 Maio 2023

Dois ucranianos que planeavam ataques para interromper funcionamento de centrais nucleares russas foram detidos, anunciaram os serviços de segurança da Federação Russa.

Dois ucranianos que planeavam ataques para interromper o funcionamento de centrais nucleares russas foram detidos, anunciaram nesta quinta-feira os serviços de segurança da Federação Russa (FSB).

“Um grupo de sabotagem do serviço de informações externas da Ucrânia (…) tentou explodir cerca de 30 linhas de transmissão de energia das centrais nucleares de Leninegrado e Tver“, indicou o FSB em comunicado. “Segundo a ideia dos serviços especiais ucranianos, isso levaria à paragem dos reatores nucleares, interromperia o funcionamento normal das centrais nucleares e causaria danos significativos à economia e à reputação da Rússia“, disse a mesma fonte.

Os militares, que a Rússia chama de “sabotadores”, conseguiram explodir o poste de uma linha de alta tensão e colocar minas ao lado de outras quatro linhas de alta tensão da central nuclear de Leninegrado“, situada na região com o mesmo nome, a cerca de trinta quilómetros de São Petersburgo, detalhou o FSB. Engenhos explosivos também foram colocados perto de sete postes de linhas de alta tensão ligadas à central de Tver, referiu.

Dois cidadãos ucranianos foram detidos em relação a esses ataques e podem ser condenados até 20 anos de prisão, disse ainda o comunicado. Um mandado de busca foi emitido para um terceiro homem, um russo-ucraniano, segundo a mesma fonte.

“Dois russos cúmplices dos sabotadores também foram identificados e detidos”, de acordo com os serviços de segurança russos, que os acusa de terem fornecido meios de comunicação e veículos com matrículas falsas. Os serviços especiais russos ainda apreenderam 36,5 quilos de explosivos e cerca de 60 detonadores, disse a nota, salientando que está em curso uma investigação por “sabotagem” e “tráfico de explosivos”.

No início de maio, poucos dias antes das comemorações do Dia da Vitória sobre a Alemanha nazi, a Rússia foi palco de uma série de ataques, incluindo o descarrilamento de dois comboios de carga e um incêndio num depósito de petróleo decorrente de um ataque de drones.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia diz que deteve ucranianos que atacaram centrais nucleares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião