Presidentes das CCDR vão ganhar tanto como o primeiro-ministro

  • ECO
  • 31 Maio 2023

Presidentes das CCDR vão ser pagos de acordo com a grelha salarial dos gestores públicos no topo da tabela remuneratória. Na prática, vão receber tanto como Costa e mais 750 euros do que os ministros.

O salário dos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) vai seguir a grelha salarial dos gestores públicos que estão no topo da tabela remuneratória das empresas públicas, avança o Público (acesso pago).

Na prática, isto significa que vão receber 5.966,48 euros brutos, à semelhança do que ganha o primeiro-ministro, a que será necessário descontar a redução salarial de 5% em vigor desde 2010, o que se traduz num salário ilíquido de 5.668,16 euros. A este vencimento-base somar-se-ão as despesas de representação, que equivalem a 2.386,59 euros.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha chamado a atenção para “mais um precedente aberto com os salários dos dirigentes das CCDR”, aquando da promulgação do diploma que regula as CCDR. De acordo com o mesmo jornal, um ministro tem direito a um salário bruto de 5.170,95 euros, que, depois do corte de 5%, recua para 4.912,40 euros. Contas feitas, o salário bruto do presidente de uma CCDR vai superar em mais de 750 euros o ordenado de um ministro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidentes das CCDR vão ganhar tanto como o primeiro-ministro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião