Ilha Graciosa nos Açores “está a definhar” em vários setores

  • Lusa
  • 2 Junho 2023

Manuel Ramos, deputado socialista açoriano, deu como exemplo a situação das termas do Carapacho, que estão a funcionar "só a meio gás com piscina e algumas banheiras".

O deputado do PS/Açores Manuel Ramos afirmou esta sexta-feira que a Graciosa, nos Açores, “está a definhar-se” em vários setores, criticando o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) por “abandonar” aquela ilha açoriana.

A ilha está a definhar-se em vários setores“, apontou o deputado, eleito pela Graciosa, em declarações aos jornalistas.

O parlamentar falava à saída de uma visita às termas do Carapacho, no âmbito das jornadas parlamentares do PS que decorreram esta semana na ilha Graciosa subordinadas ao tema “Transportes e Turismo” no futuro daquela ilha.

O deputado socialista açoriano deu como exemplo a situação das termas do Carapacho, que estão a funcionar “só a meio gás com piscina e algumas banheiras”.

As termas são procuradas pelos locais e por turistas, por lazer e questões de saúde, sendo um dos pontos principais do turismo na Graciosa.

Segundo Manuel Ramos, a estância termal “deixou de ter a valência de consultas de reumatologia e fisioterapia e existem algumas valências que estão encerradas”.

“Também há uma proposta no programa do Governo para a sua concessão e até aqui também não foi feita qualquer concessão”, apontou.

O deputado do PS/Açores no Parlamento açoriano alertou que aquela estância seria uma mais-valia para a captação de fluxos turísticos, numa ilha “onde o turismo está muito reduzido em relação às outras”. “Esta era uma valência que necessita de um impulso para ser mais uma oferta para o turismo“, defendeu.

Ao nível das ligações marítimas, o deputado disse que “não foi reposta a capacidade de transportes de passageiros e viaturas para a ilha”, situação que “afeta, de certa forma, o turismo na ilha”.

Quanto ao transporte aéreo para a ilha, Manuel Ramos referiu que, apesar do aumento do número de voos, “foi reduzida a capacidade em voo”.

Este Governo não está a ser para a Graciosa o que tinham sido os Governos anteriores. Existem muitas áreas que estão a ser abandonadas. Isto prejudica muito o desenvolvimento da ilha e vamos perder alguns anos de progresso em algumas áreas, como a agricultura e o turismo”, sustentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ilha Graciosa nos Açores “está a definhar” em vários setores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião