Madeira, Lisboa e Açores com taxa de desemprego acima da média europeia em 2022

Madeira (7,8%), Área Metropolitana de Lisboa (7,2%) e Açores (6,8%) registaram no ano passado uma taxa de desemprego mais elevada do que na média europeia, apontam dados do Eurostat.

No ano passado, a taxa de desemprego na União Europeia situava-se nos 6,2% entre as pessoas entre os 15-74 anos, mas varia de acordo com as diversas regiões. A mais baixa foi a registada na alemã Boémia Central (1,2%), com a região espanhola de Ceuta a assinalar a taxa mais elevada no período (28,4%). Em Portugal, Madeira (7,8%) e Área Metropolitana de Lisboa (7,2%) são as que registam a taxa mais elevada, acima da média europeia, indicam os dados publicados esta terça-feira pelo Eurostat.

Já na zona Norte de Portugal apresentava uma taxa de 5,9%, o Algarve de 5,8%, o Centro de 5,1% e o Alentejo de 4,8%, valores abaixo da média europeia. Além da Madeira e da região da capital, apenas os Açores, com 6,8%, registou valores acima da média europeia.

No que toca ao desemprego jovem (entre os 15-29 anos) ao nível da União Europeia, tendo igualmente como referência o final do ano passado, o registo do Eurostat aponta para uma descida de 1,7 pontos percentuais face a 2021, para uma taxa de desemprego de 11,3%.

Mais uma vez, é a região alemã da Boémia Central a registar a taxa mais baixa nesta faixa etária — 1,7% — com a região de Ceuta a assinalar a mais elevada: 42,4%.

Em Portugal, a região autónoma da Madeira assinala a taxa mais elevada entre os jovens (17,2%), apesar do recuo face aos 21,1% que se registavam no ano anterior. De resto, todas as regiões do país referidas pelo organismo estatístico europeu assinalam taxas acima da média europeia — com destaque para o Algarve (14,9%), Centro (14,7%) e AMT (14,6%) — pese embora as melhorias ocorridas face a 2021, com todas as regiões (não são indicados dados referentes aos Açores) a recuar a taxa de desemprego entre os jovens.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madeira, Lisboa e Açores com taxa de desemprego acima da média europeia em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião