BRANDS' Local Online Albufeira tem primeira frota de autocarros 100% elétrica do país
O concelho de Albufeira, no Algarve, é o primeiro a nível nacional com uma frota de transportes urbanos 100% elétrica, depois de substituir as antigas 10 viaturas a diesel por 23 autocarros elétricos.
A renovação da frota da rede GIRO, que arrancou no final do ano passado, traz consigo não só inúmeras vantagens ambientais, como melhorias substanciais no serviço de transportes urbanos naquele que é um dos concelhos mais turísticos do país.
O GIRO começou em 2004, com apenas três circuitos, mas tem agora 11 linhas e mais paragens, que passaram de 135 para 218. José Carlos Rolo, presidente da autarquia, disse ao ECO que a operação permitiu mais do que duplicar o número de lugares disponíveis, de 496 para 1331: “Independentemente do combustível usado e das questões ambientais, houve uma melhoria da rede. As linhas foram alteradas e os locais a partir dos quais se poderá aceder a este tipo de transporte são agora muito mais distantes e houve uma expansão não só a nível longitudinal, como a nível transversal”.
Quando arrancou, há quase 20 anos, a rede GIRO era gerida pela autarquia, que não aumentou o tarifário durante 10 anos. Mas, após a sua concessão a privados, os tarifários tiveram de ser revistos. De acordo com o autarca, para além da ampliação da rede, haverá também a melhoria de condições para os passageiros, com a criação de novos abrigos, por exemplo, e uma transição digital, com o lançamento de uma bilheteira online, uma aplicação móvel e a disponibilização de mais informação nas plataformas digitais, nomeadamente o mapa da rede e a previsão de horários de chegada dos autocarros.
Para José Carlos Rolo, a operação levada a cabo na frota de transportes públicos representa mesmo um ponto de viragem no concelho, cuja população praticamente triplica no verão: “Esta nova versão vem não só melhorar muito o concelho em termos ambientais, como mudar a forma como as pessoas encaram a mobilidade em Albufeira”.
Em termos ambientais, a quantidade de dióxido de carbono lançada para a atmosfera passa de 6.436,55 quilos emitidos por cada mil quilómetros percorridos nos autocarros a diesel para apenas 671,60 quilos por cada mil quilómetros nos autocarros elétricos. Não só o planeta agradece, como os utilizadores dos transportes públicos em Albufeira, cujo número tem vindo a aumentar. “O GIRO é muito utilizado pelos estudantes, sobretudo na época escolar. Há sobretudo residentes, mas também vejo cada vez mais turistas parados nos abrigos à espera do autocarro, porque agora passa também por zonas turísticas”, salienta.
O passo seguinte é divulgar o mapa e os circuitos da rede através de desdobráveis a distribuir pelos hotéis e alojamentos do concelho, para que a informação possa chegar a ainda mais turistas. A renovação da rede GIRO é apenas uma etapa na política de mobilidade sustentável que a Câmara de Albufeira quer desenvolver, embora haja alguns obstáculos por enfrentar, como a orografia, as ruas estreitas da baixa da cidade e, ainda, o intenso movimento de tráfego, quer de viaturas, quer de peões, sobretudo na época alta.
“Gostaria de pensar que, se houvesse espaço, poderíamos partir para uma solução de corredores dedicados, assim como outro tipo de transportes. Já pensei nos transportes suspensos, por exemplo, mas isso tinha de ser objeto de um estudo muito profundo e com técnicos e empresas especializadas na matéria”, considera o autarca.
Um dos principais problemas é na área onde se concentra o comércio, onde as ruas são muito estreitas e os passeios praticamente inexistentes, zona que no futuro terá de ser intervencionada para tentar minimizar os constrangimentos, acrescenta. “Também temos de apostar na construção de mais alguns parques de estacionamento devidamente localizados, para servir as pessoas, não só os residentes e os trabalhadores no concelho, mas também os turistas”, remata José Carlos Rolo.
Sem possibilidade de construir vias cicláveis, devido à falta de espaço, e também, para já, sem faixas dedicadas a transportes públicos, haverá, no futuro, necessidade de desenvolver novos projetos para melhorar a mobilidade em Albufeira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Albufeira tem primeira frota de autocarros 100% elétrica do país
{{ noCommentsLabel }}