Cláudia Joaquim deixa de estar “em substituição” à frente da agência que coordena os fundos europeus

Mariana Vieira da Silva nomeia antiga secretária de Estado do Orçamento em “comissão de serviço” e por período de cinco anos para a presidência da Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

Cláudia Joaquim, que desde maio do ano passado exercia o cargo de presidente do conselho diretivo da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) em regime de substituição, na sequência da demissão de Nuno Santos, acaba de ser designada para a mesma função em “comissão de serviço” e por um período de cinco anos.

Num despacho publicado em Diário da República esta quarta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, autoriza ainda a antiga secretária de Estado do Orçamento de João Leão (entre junho de 2020 e março de 2022) a “exercer atividades de docência em estabelecimentos de ensino superior público e privado”.

Cláudia Joaquim, Secretária de Estado do Orçamento, em entrevista ao ECO - 01JUN21

Cláudia Joaquim, que foi assessora no primeiro governo de José Sócrates, passou por vários cargos no PS e esteve igualmente no primeiro Executivo de António Costa como secretária de Estado da Segurança Social, substituiu Nuno Santos, que em fevereiro de 2022 trocou a liderança desta agência que tem a coordenação geral dos fundos europeu por um cargo internacional na Microsoft.

Nessa altura foi lançado um concurso de recrutamento junto da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), mas nem depois da repetição do aviso surgiram três candidatos “com o mérito exigido para o cargo”. Foi então escolhida Cláudia Joaquim entre os nomes que nesse aviso de abertura preenchiam o “perfil definido”, tendo as suas “competências e currículo” sido validadas num parecer não vinculativo emitido pela CReSAP.

Nascida em Torres Vedras a 10 de maio de 1975, a presidente da AD&C é licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), pós-graduada em Contabilidade, Finanças Públicas e Gestão Orçamental pelo IDEFE/ISEG, e mestre em Políticas Públicas, pelo ISCTE-IUL.

Técnica Superior do Instituto da Segurança Social desde 2001, Cláudia Joaquim foi também vogal da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre novembro de 2019 e junho de 2020, tendo antes sido assessora parlamentar do PS na Comissão de Orçamento e Finanças (2014/2015) e subdiretora geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério da Solidariedade e Segurança Social (2010/2012).

Criada em resultado da fusão de três entidades públicas — o Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional (IFDR), o Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu (IGFSE) e a Estrutura de Missão Observatório do QREN –, a Agência para o Desenvolvimento e Coesão tem por missão coordenar a Política de Desenvolvimento Regional e assegurar a coordenação geral dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cláudia Joaquim deixa de estar “em substituição” à frente da agência que coordena os fundos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião