Nascida na Web Summit, marca lisboeta Sock Affairs já “calça” meias em 90 países

A ideia de criar uma "marca de meias divertida" surgiu na Web Summit. Empresa liderada por Gonçalo Henriques produz no Norte de Portugal e prevê faturar este ano 1,5 milhões de euros.

Fundada em 2018, a Sock Affairs, marca 100% portuguesa que “transforma” os clássicos da arte, música e automobilismo em meias, já vendeu mais de dois milhões de pares para mais de 90 países, tendo faturado seis milhões de euros. Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido lideram o top de vendas.

Dedicada primeiro à produção e design de meias coloridas inspiradas em modelos de automóveis emblemáticos, “rapidamente [alargaram] para outras paixões, como a música e a arte”, explica Gonçalo Henriques, cofundador da Sock Affairs, em declarações ao ECO/Local Online. O empreendedor “não esperava que o negócio tivesse tanto sucesso” e está convicto que 2023 será “o melhor ano de sempre”, ao projetar uma faturação a rondar 1,5 milhões de euros.

A ideia de criar uma “marca de meias divertida” surgiu na Web Summit, quando um dos fundadores, Gonçalo Henriques, reparou que “todos os oradores com cargos importantes tinham meias coloridas com padrões”. A partir dessa observação, Gonçalo Henriques e João Simões largaram os empregos para “calçar” esta nova aventura. Apesar de manter quota na empresa, este último saiu do projeto.

Toda a produção é desenvolvida no Norte de Portugal, onde as meias são fabricadas sem costuras e compostas por 80% de algodão penteado. As meias estão à venda no site da empresa e custam cerca de 12 euros.

Numa fase inicial, a marca chamava-se Heel Tread, mas com o escalar do negócio optou por mudar a designação. “Com a evolução do negócio lançámos duas marcas, uma para arte e outra para a música. E decidimos que fazia sentido ter uma marca que juntasse tudo, que é a Sock Affairs. No fundo são as mesmas meias, com coleções ligadas a motores, música e arte”, explica Gonçalo Henriques.

Para os fãs do automóvel, tem uma coleção com lendas do automobilismo, do Golf GTI ao Ford Mustang, e outras inspiradas em aviões antigos. Para os aficionados das artes, a Sock Affairs tem meias com a Mona Lisa ou quadros clássicos deVan Gogh. Na área da música, a marca portuguesa diz ter sido a primeira a ter meias oficiais licenciadas de bandas como Pink Floyd, The Police e AC/DC.

“Nas nossas vendas, o automobilismo ainda é o maior, mas a música tem crescido muito e neste momento é a mais popular”, conta o cofundador, formado em Engenharia e Gestão Industrial. Esta já é a segunda startup deste empreendedor, depois da Undandy, marca de sapatos personalizados. “Acabei por sair do projeto e passei a dedicar-me exclusivamente ao projeto das meias”, detalha.

Gonçalo Henriques confidencia que a marca já calçou caras conhecidas como Walter Rohl — uma lenda no mundo dos rally — e até o primeiro-ministro do Canadá. A experiência teve direito a um “obrigado” enviado por carta e assinado pelo próprio Justin Trudeau, agradecendo o par de meias que combinava com o Mercedes Gullwing do seu pai.

Num futuro próximo, as novas coleções podem passar por comida, bebidas, animais de estimação. “Aquilo que os clientes nos pedirem”, remata o gestor.

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