Ideias +M

Teatro Tivoli apresenta novo logótipo para celebrar centenário

Rafael Ascensão,

O novo logótipo, que se mantém fiel à cor azul original e é acompanhado por duas folhas de roseira, foi desenvolvido pela Influenza R.

De forma a assinalar o Centenário do Teatro Tivoli, a UAU, proprietária do Teatro desde 2011 e responsável pelas comemorações, apresentou um ciclo de programação de dois anos bem como um novo logótipo, que estará em vigor durante as celebrações.

Para o logótipo procurámos algo simples, mas moderno. Um logo com raízes na imagem do Teatro, mas que trouxesse uma versão arrojada do que será a celebração dos 100 Anos pois, para esta grande comemoração, juntámos diversos parceiros num projeto quase inédito em Portugal”, diz Paulo Dias, Diretor-Geral da UAU e Administrador do Teatro Tivoli BBVA, citado em comunicado.

Desenvolvido pela Influenza R, o logótipo ilustra “um dos edifícios mais emblemáticos da capital e as respetivas fachadas laterais do Teatro Tivoli BBVA”, sendo que o “A” se inspira “nas arcadas centrais e na sua cúpula tão característica, abrindo caminho para a referência ‘100 Anos’ e aos dois anos de programação”, explica-se em nota de imprensa.

O logo mantém-se fiel à cor azul original e é acompanhado por duas folhas de roseira, “recordando as rosas presentes nos mais diversos detalhes do Teatro Tivoli – e que são uma homenagem de Frederico de Lima Mayer [fundador do Teatro Tivoli em 1924] às suas quatro filhas”, acrescenta-se.

A programação do centenário é realizada através de parcerias com diversas instituições ligadas ao setor cultural na cidade de Lisboa, como a Orquestra Gulbenkian, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de S. Carlos, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Companhia Nacional de Bailado e Hot Club de Portugal.

A ESC Online é também uma das patrocinadoras da programação, assumindo o papel de principal patrocinador dos espetáculos “Jean Paul Gaultier – Fashion Freak Show” e “The Wall – The Pink Floyd’s Rock Opera”. A ESC Online é assim um dos três a cinco patrocinadores/mecenas das comemorações do centenário – número que Paulo Dias já tinha adiantado ao +M, dizendo que “as marcas não apoiam a cultura, só a música” e que “é mais fácil promover um festival do que comunicar teatro”.

Os outros patrocinadores, que vão apoiar as diversas iniciativas do centenário, serão anunciados “em breve”, adianta-se em nota de imprensa.

Em março, o Teatro Tivoli BBVA lançou também uma campanha sob o mote “A sua história faz parte da nossa história”, cujo objetivo passa por recolher imagens e histórias, contadas na primeira pessoa, para um livro e um documentário que pretendem preservar a história e a herança cultural deste espaço.

Os testemunhos daqueles que foram parte ativa do Teatro podem ser enviados para o email teatrotivoli100anos@uau.pt. O projeto será lançado em 2024, ano em que o teatro comemora o 100º aniversário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.