Universidade do Minho cria videojogo para treinar competências emocionais dos futuros enfermeiros

Projeto europeu liderado por Lisa Gomes, que resultou num jogo de realidade virtual para desenvolver competências emocionais nos estudantes de enfermagem, vai ser apresentado na Universidade do Minho.

A Escola Superior de Enfermagem (ESE) da Universidade do Minho vai juntar esta segunda e terça-feira 250 participantes de dez países no congresso internacional “Serious Games & Emotional Competence in Higher Education”. A iniciativa conclui o projeto europeu liderado pela professora Lisa Gomes, da ESE, que resultou num jogo de realidade virtual para desenvolver competências emocionais nos estudantes de enfermagem.

“A ideia do jogo é cativar pelas novas tecnologias os alunos e também os profissionais, tornando-os mais resilientes na sua prática clínica e estimulando os melhores cuidados em contextos múltiplos e exigentes”, explica Lisa Gomes, em comunicado.

Para a investigadora, o jogo virtual como instrumento pedagógico do Curso de Competência Emocional “preenche também a lacuna de cursos de Enfermagem nacionais e internacionais que enfatizavam a proficiência técnica, negligenciando o desenvolvimento crítico da inteligência emocional dos estudantes”.

Lisa Gomes, professora da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho

Lisa Gomes detalha que a “conceção do jogo de realidade virtual para elicitação de emoções é do género escape room, em que entramos numa casa, vemos uma jovem inanimada no chão e vamos obtendo pistas para saber o que sucedeu e aceder a outros espaços. De forma subtil, testamos as emoções, como medo, alegria, nojo e tristeza. Vamos tocar na mulher? Retirar a chave do lixo infestado de baratas? Atravessar a tábua suspensa? As reações corporais do jogador vão sendo avaliadas por um docente”, explica.

O projeto foi elaborado pelas Universidades do Minho, Génova (Itália), León (Espanha), Malta (Malta), Suceava (Roménia) e pelo Politécnico de Bragança (IPB), juntando desde 2020 mais de vinte peritos de saúde, educação, ciências sociais, psicologia, informática e engenharia.

Este consórcio “Serious Games for Nursing Students” foi financiado com 207 mil euros do Programa Erasmus+, resultando ainda num workshop para capacitar os docentes e num Curso de Competência Emocional, com 30 horas de casos clínicos, prática simulada e realidade virtual.

O congresso internacional “Serious Games & Emotional Competence in Higher Education” conta ainda com vinte oradores de países como Chile, EUA, Suíça e Países Baixos, além de 24 comunicações livres.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade do Minho cria videojogo para treinar competências emocionais dos futuros enfermeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião