Câmara Luso-Francesa junta 50 empresas francesas no Porto para aproximar investidores das comunidades locais

O Fórum Local Invest vai reunir, no Porto, mais de 50 empresas, investidores e autarquias. Em 2022, França foi o segundo maior investidor estrangeiro em Portugal.

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF) vai realizar, esta terça-feira, no Sheraton Porto Hotel & Spa, o Local Invest – Fórum do Investimento em Portugal e das coletividades locais. O evento vai contar com a participação de mais de 50 empresas francesas, investidores e representantes de 20 autarquias portuguesas. O objetivo do certame passa por “aproximar investidores das coletividades locais”.

De acordo dados partilhados pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, no ano passado França foi o segundo maior investidor em Portugal, antecedido por Espanha. Existem mais de 700 empresas francesas a operar em território nacional que são responsáveis por mais de 100 mil postos de trabalho. O investimento direito estrangeiro (IDE) francês em Portugal ultrapassou os 17 mil milhões de euros em 2022.

“A pandemia veio reforçar a atratividade do país, que oferece um leque de vantagens comparativas únicas. Os empresários franceses escolhem Portugal pela proximidade geográfica, a relação qualidade/preço do capital humano, a fiscalidade atrativa, entre outros”, adianta a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, em declarações ao ECO/Local Online.

Fabrice Lachize (presidente da CCILF), Martin Lemerre (sócio da CoBe Portugal), Ema Furtado (deputy CEO na Engie Soluções de Energia), Patrícia Costa (business developper na Legendre Energia), João Amaral (country manager da Voltalia Portugal), José Duarte (diretor-geral da Effigest), José Mário Teixeira (diretor de operações da Siebec Portugal), Sébastien Casteloa (diretor-geral da Fábrica de Produtos de Luxo) e Manuel Cabral (cônsul honorário de França em Portugal) são alguns dos oradores que vão marcar presença no Local Invest.

Além de empresas francesas, também vão estar presentes no evento empresas portuguesas associadas da CCILF e empresas portuguesas dirigidas por franceses, destaca a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa.

Entre as câmaras municipais participantes estão Amarante, Arcos de Valdevez, Braga, Caldas da Rainha, Coimbra, Fafe, Felgueiras e Guimarães. Assim como Leiria, Maia, Marinha Grande, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Pombal, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão.

Fundada em 1887, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa é uma associação privada com uma rede de mais de 700 associados em Portugal e França.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara Luso-Francesa junta 50 empresas francesas no Porto para aproximar investidores das comunidades locais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião